“Depois da bola ir ao ar, o nosso trabalho é encontrar soluções”

Selecionador em entrevista na FPBtv

Seleções
10 DEZ 2021

Aquando da estreia na qualificação para a FIBA Women’s EuroBasket 2023, o selecionador nacional de seniores femininos, Ricardo Vasconcelos, sentou-se com a FPB em entrevista sobre as dinâmicas da seleção.

O técnico explicou a linha de raciocínio na criação de um plano para o estágio, a forma como o planeamento tem que ser adequado ao grupo e as dificuldades na construção de uma identidade de jogo dada a distância temporal entre momentos de competição.

“A grande dificuldade da equipa técnica durante o jogo passa por procurar entender o que não é negociável durante o jogo”, elucida o timoneiro da equipa das quinas. “As atletas sentem as dificuldades e nós, enquanto equipa técnica, identificamos os problemas. Depois depende da nossa capacidade de, sob stress e pressão, descobrir soluções”.

O selecionador aprofundou a questão das dinâmicas internas do grupo, a forma como tenta manter as atletas comprometidas com o objetivo final e a importância da honestidade na procura da evolução e crescimento das jogadoras.

A entrevista completa com Ricardo Vasconcelos está disponível aqui, na FPBtv.

Seleções
10 DEZ 2021

Mais Notícias