“Dragões” e “conquistadores” em duelo da Liga Placard

Francisco Amarante e André Bessa projetam jogo marcado para este sábado (18h, transmissão na RTP2)

Imagem de Destaque 1
Atletas | Competições
16 OUT 2020

FC Porto e Vitória SC defrontam-se este sábado, a partir das 18 horas, numa partida da segunda jornada da Liga Placard, que tem transmissão na RTP2. Na antecâmara de um duelo com história no basquetebol nacional, falámos com Francisco Amarante, dos “dragões”, e com André Bessa, dos “conquistadores”.

Francisco Amarante, que esteve em bom plano no triunfo do FC Porto na primeira jornada, face à Académica Efapel, dá a receira para bater o Vitória SC, por entre elogios ao adversário: “O Vitória SC já tem muita história no basquetebol português. Sabemos que eles são fortes, fisica e mentalmente, e que lutam até aos últimos segundo, mas nós também. Teremos de ser rápidos, impor a nossa intensidade e controlar o ritmo do jogo, tentar que o Vitória jogue no erro”, aponta.

O base/extremo de 20 anos salienta a coesão do grupo de trabalho “azul e branco”: “O FC Porto tem a mentalidade de uma família, somos fortes, aguerridos, estamos preparados para enfrentar o mundo. Temos um núcleo muito forte, encaramos todos os jogos para vencer, é a nossa mentalidade. Estamos preparados”, vinca.

O campeão europeu de Sub20 (Divisão B), em 2019, é a voz da ambição: “O meu objetivo é, e será sempre, ajudar a equipa a vencer e a conquistar títulos. O FC Porto entra sempre para vencer”, não hesita.

Do lado minhoto, André Bessa, que já representou o FC Porto, enumera os pontos fortes dos “dragões”: “O FC Porto é uma equipa que se caracteriza por impor um ritmo alto e uma grande intensidade defensiva e ofensiva, em todas as partidas! Fazem da sua agressividade defensiva e do seu excelente jogo exterior, onde têm jogadores de excelente qualidade e muitos bons atiradores, as suas principais armas”, afirma.

O base de 31 anos destaca o potencial da equipa da cidade-berço: “Acho que, sobretudo, o que temos que melhorar é a nossa consistência ao longo dos 40 minutos! Neste momento, ainda fazemos exibições muito oscilantes, onde somos capazes de ter momentos brilhantes e, depois, momentos onde cometemos demasiados erros! Mas é normal, foi um interregno muito grande até voltar à competição, mais a adição de novos jogadores. São sempre processos que demoram o seu tempo e temos vindo a melhorar! O jogo contra o FC Porto vai ser um grande teste a essa nossa consistência, pois só assim conseguiremos ganhar o jogo! Não podemos voltar a dar uma parte de avanço, como sucedeu diante do Sporting CP, na Taça de Portugal, porque contra equipas desta qualidade pagamos caro por isso! Eu vejo, no Vitória SC, uma equipa com enorme potencial! É uma formação jovem, mas com uma grande capacidade de trabalho e com um grande espírito de luta! Vejo uma equipa aguerrida, que vai lutar até ao fim em todas as partidas, um bocado à imagem da segunda parte contra o Sporting CP! Ainda podemos melhorar muito e, como disse em cima, temos que conseguir manter esse nível ao longo de toda a partida!”, enfatiza.

Sete anos depois, André Bessa está de regresso ao Vitória SC, e não esconde a felicidade: “Está a ser um bom regresso, a uma casa que conheço bem! Há diferenças, porque os treinadores e jogadores são todos novos, mas os valores do clube, que foi o que me fez voltar, continuam o mesmo! É um clube trabalhador, ambicioso, com uma massa adepta incrível, que infelizmente não poderá estar fisicamente presente, mas que está connosco, certamente! Quem representa este clube tem que saber a responsabilidade que é carregar o rei ao peito, pois o Vitória é um dos grandes de Portugal. O objetivo do Vitória é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito desde a época passada! Estar na luta pelos quatro primeiros lugares do campeonato, estar presente nos momentos altos da época, ou seja, na Final Four da Taça de Portugal e da Taça Hugo dos Santos, e tentar conquistar algum destes troféus, pois acho que temos equipa para isso e é um clube que merece!”, finaliza.

Além da transmissão no canal público, este encontro será igualmente emitido www.fpbtv.pt e na app da FPB.

Atletas | Competições
16 OUT 2020
publicidade

Mais Notícias