“É sempre um prazer contribuir para as artes na minha cidade”

Campo será aberto ao público no dia 3 de junho, pelas 11h30

FPB
1 JUN 2023

É já este sábado, dia 3 de junho, que o projeto 3×3 BasketArt inaugura o seu primeiro campo em Rio Maior, o 38.º desta rede de espaços que procura levar o basquetebol 3×3 a todos os cantos do país. A inauguração, agendada para as 11h30, decorre no Complexo Desportivo de Rio Maior – Pá Ribeira, com as coordenadas 39°20’33.0″N 8°56’12.3″W.

Na antecâmara da abertura deste novo espaço, a FPB falou com Cris Neves, o artista responsável pela criação do desenho que ficará permanentemente ligado ao primeiro campo 3×3 BasketArt de Rio Maior.

“Sempre participei em trabalhos deste género junto da Câmara Municipal de Rio Maior, é sempre um prazer contribuir para as artes na minha cidade. Neste caso é um tipo de campo que não existia por cá, e gostei muito do resultado, do todo. É uma sensação inovadora, pelo menos por cá”, confessa Cris.

Quando questionado sobre o seu processo criativo e a forma como chegou ao design final, o artista explica: “Fiz alguns rascunhos do pretendido, meio que abstrato, e junto do município chegámos à conclusão de que o melhor seria algo mais fluido, não muito denso ou confuso. Resolvi simplificar, com um leque de cores muito específicas, e o resultado surpreendeu-me pela positiva. Envolveu bastante bem o espaço”.

A aplicação do conceito ao campo durou aproximadamente dois dias, uma experiência que também apresentou os seus desafios.

“A tinta foi definitivamente uma novidade, nunca tinha pintado com esta tinta para chão, completamente diferente da tinta comum de parede, leva muito mais tempo a aplicar. Foi um desafio, mas ultrapassou-se. A questão do ar livre, o sol estava bastante forte nos dias que pintei também. Por fim, a sujidade da rua, da natureza, ia complicando a pintura, mas deu para contornar todas as adversidades”, conclui.

Localizado no Complexo Desportivo de Rio Maior, localização aqui, o espaço será apresentado ao público dia 3 de junho, pelas 11h30.

FPB
1 JUN 2023

Mais Notícias