«Eslováquia é a favorita»
O selecionador Ricardo Vasconcelos já sabe quais as equipas que Portugal terá de defrontar na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2017 no Grupo E.

Seleções | Treinadores
7 JUL 2015
O técnico nacional atribuiu o favoritismo no grupo à equipa da Eslováquia, não tem dúvidas que a capacidade física da Hungria será um problema complicado de contornar, e a Islândia é uma seleção que funciona muito à volta de uma atleta acima da média.
Pelo desempenho conseguido no último Europeu, Ricardo está convicto que a Eslováquia será, em teoria, o adversário mais bem contado e com maior qualidade no caminho de Portugal. “Em relação ao sorteio a Eslováquia é claramente a favorita do grupo, sendo que realizou um bom Europeu, no qual perdeu por 1 com Espanha e 2 com a Sérvia (campeã europeia).”
A formação magiar é uma velha conhecida de Portugal, que pela capacidade atlética coloca sempre muitos problemas ao conjunto nacional. “A Hungria é outra das seleções muito fortes da Europa, com quem jogámos há dois anos e demonstraram que fisicamente nos vão seguramente colocar dificuldades.”
Sem grandes tradições na modalidade, o conjunto islandês acaba por ser aquele em que o desconhecimento é maior, se bem que existam algumas referências que lhe garantem qualidade. “Por fim a Islândia, que é uma nação com menos tradição nestes apuramentos que acreditamos que construirá uma equipa em torno de Helena Sverrisdottir para dificultar a vida aos adversários."
Os encontros de Portugal realizam-se a 21 e 25 de novembro de 2015 e 20 e 24 de fevereiro e 19 e 23 de novembro de 2016, com o primeiro de cada um dos nove grupos de apuramento e os seis melhores segundos a garantirem um lugar na fase final, descartando os resultados com os quartos classificados (nos grupos de quatro equipas).
A fase final do Campeonato da Europa de 2017 realiza-se na República Checa, que já está qualificada, por ser organizadora.