Espetáculo do 3×3 nas Escolas na Amadora

Cerca de 100 alunos estiveram em competição esta terça-feira

Competições
5 ABR 2022

A Escola Secundária Seomara da Costa foi palco das finais do 3×3 na Escolas do concelho da Amadora, nos escalões femininos e masculinos de infantis e iniciados.

Cerca de dois anos depois, esta atividade voltou, e embora ainda não haja fase nacional, a alegria foi notória nos cerca de 100 atletas em competição, assim como nos docentes e restantes alunos que ajudaram numa excelente organização.

Este evento inseriu na 34.ª edição dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora e contou com a presença do Blitz, mascote da FPB.

A FPBtv deslocou-se ao pavilhão amadorense e foi testemunha do são convívio entre todos os jovens.

Em declarações ao nosso canal, Sandra Lisboa, coordenadora nacional do 3×3 nas Escolas, mostrou-se muito satisfeita: “Esta atividade correu muito bem, esta é uma “escola-exemplo”. Esta atividade é sempre excelente. Tivemos parados durante praticamente dois anos, conseguimos fazer esta atividade nos Jogos Juvenis Escolares da Amadora. Os miúdos estão muito contentes. Para o anos esperamos que decorra tudo dentro da normalidade. É estimulante os jovens poderem praticar basquetebol e desporto em geral, e nota-se a felicidade neles”, afirmou.

Ana Silva, professora de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Damaia, falou sobre o lento regresso à tão desejada normalidade: “Finalmente voltámos a ter a alegria destes encontros em que juntamos os jovens e o desporto. Numa sociedade que, já por si, é sedentária e ligada às tecnologias, voltarmos à atividade física, convívios e brincadeiras é ótimo para os mais jovens. Estou a achar maravilhoso este momento, houve poucas ausências, o que é espetacular. Temos assistido a bons momentos de basquetebol. Ainda falta um caminho a percorre até à normalidade, vivemos períodos atípicos por causa dos confinamentos. Houve também o medo das famílias, os mais jovens não saíram à rua. Isso refletiu-se na condição física e nas relações interpessoais. Neste momento, finalmente, estamos a recuperar a normalidade”, referiu.

A Câmara Municipal da Amadora fez-se representar por Hugo Crispim, chefe de gabinete do Desporto e Juventude do município, que destacou a aposta no desporto: “Está um dia muito participado, no retorno a uma certa normalidade. É este também o papel da Câmara, incentivar, apoiar e promover a prática desportiva dos jovens. Temos aqui a comunidade escolar da Amadora. Vimos de uma paragem muito longa, estes jovens ficaram retidos em casa, e certamente que temos as condições reunidas para a retoma. Trabalhamos diariamente para não voltar a parar. Temos aqui o basquetebol, mas disputam-se outras modalidades nos Jogos. Queremos promover a prática desportiva nos jovens das nossas escolas públicas e privadas”, vincou.

A finalizar, Paulo Santos, coordenador de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Amadora Oeste, realçou a importância destes eventos: “Estamos todos muito contentes, o balanço é muito positivo. É ótimo voltar, é comum a todos. Esta é a melhor cura da pandemia. O desporto ajuda-nos a criar laços, e mais importante do que a competição é possibilitar que as 16 escolas do concelho se encontrem. Enche-nos de orgulho a forma desportista, alegre e ética como isso acontece. Em termos escolares, é extremamente importante voltarmos, é a “ponte” que falta para conseguirmos ter escolas abertas e dinâmicas, ligadas ao desporto federado”, concluiu.

Em anexo podem consultar as classificações finais.

 

Classificações finais

Competições
5 ABR 2022

Mais Notícias