“Esta época está a ser uma agradável surpresa. É bom estar de volta à Liga”

Inês Faustino, jogadora importante na Quinta do Lombos, em discurso direto para a FPB

Atletas | Competições
27 JAN 2023

Em época de estreia na Quinta dos Lombos, Inês Faustino tem provado toda a sua qualidade e influência na manobra da equipa.

Estivemos à conversa com a internacional portuguesa, que não esconde o entusiasmo por este regresso à Liga Betclic Feminina. A base fala numa estabilização da conjunto e olha para a conquista do título, antes de um fim de semana em que os Lombos defrontam o GDESSA Barreiro, fora de portas (11h de domingo, transmissão na FPBtv e n’A Bola TV).

 

Vem aí um jogo contra o GDESSA. Quais são as maiores qualidades deste adversário?
Sem dúvida, a intensidade e agressividade defensiva. O GDESSA consegue impor um bom ritmo de jogo durante os 40 minutos. Temos de tentar controlar isso.

Os Lombos estão a apenas um ponto do GDESSA. Por esse motivo, este jogo torna-se ainda mais importante?
Estamos num bom momento e queremos continuar. Não damos mais importância a este jogo do que àqueles que já passaram ou aos que ainda estão para vir. Queremos ser competitivas sempre.

Os Lombos têm cinco vitórias consecutivas na Liga, mas vêm de uma eliminação em casa na Taça Federação. Isso poderá pesar no bom momento que atravessavam?
Não. Às vezes ganhamos, outra vezes perdemos. Faz parte do processo. Estamos desde o início da semana focadas neste novo jogo. A derrota no jogo da Taça Federação apenas serve para percebermos os erros que não podemos repetir.

Quais são as principais razões que explicam a subida de rendimento dos Lombos na Liga?
Conseguirmos a estabilidade da equipa. Passámos por lesões e trocas de estrangeiras que atrasaram algum processo de construção da equipa. Conseguirmos esta estabilidade permite-nos ser mais consistentes e, em resultado disso, mais competitivas.

Qual é o principal objetivos dos Lombos neste campeonato? Olham para a conquista do título?
Queremos ser competitivas e consistentes. Temos uma plantel vasto e cheio de qualidade, temos de aproveitar isso. E sim, a conquista do título é um dos objetivos.

Como tem sido esta época de estreia nos Lombos?
Tem sido uma agradável surpresa. É bom estar de volta à competição da Liga. O nosso plantel é competitivo e isso permite que os treinos também o sejam.

Tens sido uma peça-chave na equipa. Esperava uma influência tão grande?
Acho que temos um plantel variado e cheio de qualidade, o que torna todas as jogadoras importantes para o sucesso do grupo. Fico contente por poder contribuir para isso.

Numa equipa com muita juventude, acabas por ser uma das “conselheiras” das jovens atletas?
Nao sei se “conselheira” é a palavra. Quero ajudar o máximo e acho que a minha experiência pode ajudar nalgumas situações.


A 17.ª jornada da Liga Betclic Feminina vai marcar o próximo domingo. A FPBtv transmite, em direto, os seis embates.

Atletas | Competições
27 JAN 2023

Mais Notícias