GDESSA Barreiro vs. SL Benfica abre quinta jornada da Liga Skoiy

FPB falou com Leonor Serralheiro e Mariana Carvalho

Atletas | Competições
23 OUT 2020

A quinta ronda da Liga Skoiy abre com a receção do GDESSA Barreiro ao SL Benfica, este domingo, a partir das 11 horas. Em jeito de projeção deste encontro, falámos com Leonor Serralheiro, jogadora do GDESSA, e Mariana Carvalho, que alinha nas “encarnadas”.

Leonor Serralheiro aponta para a capacidade individual das “águias”: “O Benfica é uma equipa com bons talentos individuais, com jogadoras que, embora jovens, têm bastante experiência na nossa Liga. Coletivamente, penso ser ainda um pouco cedo para avaliar as maiores qualidades da equipa”, afirma.

A base, de 19 anos, não tem dúvidas de que o GDESSA ainda pode crescer bastante: “Podemos melhorar em, praticamente, todos os aspetos do jogo. Estamos, provavelmente, a 60% do que é o nosso potencial. Ainda nos falta ganhar a química de equipa. Tivemos três jogadoras que regressaram depois de uma ausência de mais de um ano, as nossas estrangeiras chegaram mais tarde, por isso ainda nos estamos a adaptar umas às outras e a tentar encaixar as peças do puzzle”, analisa.

Figura do emblema da margem sul do Tejo, com muitos anos “de casa”, Leonor Serralheiro não embandeira em arco com as duas vitórias seguidas, mas mostra ambição: “Não iria tão longe, ao dizer que estamos num grande momento, mas sem dúvida de que estas duas vitórias, contra duas boas equipas, são moralizadoras e dão sempre confiança. Acreditamos que somos candidatas ao título. Esta é uma equipa que entra, em todas as épocas, para ser competitiva, e que tem estado constantemente nos pontos mais altos da época, procurando sempre troféus. Este ano não é diferente. A equipa é mais equilibrada e o grupo sente essa responsabilidade e exigência”, garante.

O Benfica surge como líder da classificação, posição que Mariana Carvalho quer assegurar no final da época: “Queremos estar em todos os pontos altos desta época e temos muitas ambições. Para nós, o segundo lugar é o primeiro dos últimos”, não deixa margem para dúvidas.

À semelhança de Serralheiro, a atleta de 21 anos vê ainda margem de progressão no grupo de trabalho: “Como tivemos uma pré-temporada atípica, sem torneios de preparação, ainda podemos evoluir, tanto no ataque como na defesa. Temos um treinador que coloca muita intensidade no nosso jogo. Temos um grupo coeso e trabalhamos muito durante a semana. As jogadoras que entraram este ano são mais-valias e integraram-se muito bem no grupo”, assinala.

Quanto ao GDESSA, só elogios: “O GDESSA é uma equipa muito completa, que tem soluções para todas as posições. Destaco as duas jogadoras brasileiras interiores e o regresso da Márcia Costa, que veio acrescentar liderança à equipa”, finaliza Mariana Carvalho.

Além da transmissão no canal público, este encontro será igualmente emitido www.fpbtv.pt e na app da FPB.

Atletas | Competições
23 OUT 2020

Mais Notícias