Inscrições abertas para curso de classificadores de BCR

Candidaturas aceites até 20 de outubro

Atletas
12 OUT 2022

Estão abertas as inscrições (aqui) para um curso de classificadores de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), cuja 1.ª fase terá sessões teóricas e práticas, assim como jogos ao vivo. A 2.ª fase será composta por um estágio, enquanto na 3.ª teremos a avaliação final.

De referir que Regina Costa é a diretora do curso.

Augusto Pinto, presidente do Comité Nacional de BCR, explica em que consiste esta formação: “O curso de classificadores visa formar pessoas capazes de, no exercício das suas funções, possam definir a classe funcional a que cada jogador pertence. Esta escala de funcionalidade vai desde 1.0 até 4.5 pontos para cada jogador. De forma empírica, podemos dizer que quanto maior a deficiência motora, mais baixa é a sua classe. Mais sabendo que em campo, cada equipa só pode ter um máximo de 14,5 (a nível nacional) e 14,0 (a nível internacional), facilmente se percebe a importância dos classificadores, pois determina por um longo período (pode mesmo ser para toda a sua vida desportiva) a definição da capacidade funcional atribuída a um jogador”, afirma.

O dirigente avalia o atual panorama dos classificadores nacionais: “Em Portugal temos, neste momento, só três classificadores com a categoria nacional e um deles também com categoria internacional. Com a entrada todas as épocas de novos jogadores (fator positivo, que é trazer cada vez mais pessoas portadoras de deficiência para a prática desportiva) pode perceber-se o quanto urgente é formar novos classificadores”, avisa.

E quais são as principais funções de um classificador? Augusto Pinto responde: “Para se entender melhor a função de um classificador, importa desde logo referir que trabalham em equipa, ou seja, a classificação funcional definitiva deve ser atribuída por um painel de classificadores e não por um apenas. Ao longo da época terá que avaliar, para classificar uma série de jogadores, uns que estão a atuar pela primeira vez, outros para, em definitivo, se atribuir classe a jogador”, finaliza.

Atletas
12 OUT 2022

Mais Notícias