João Leitão: “É um orgulho acolher uma competição como esta”

Vice-Presidente da FPB aponta para o impacto que o evento pode ter

FPB
14 SET 2021

A poucos dias no início da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se realiza de 17 a 19 de setembro no Ocean Campus, em Pedrouços, Lisboa, ultimam-se os preparativos para aquela que será a estreia de Portugal em campeonatos da Europa de 3×3.

“É um grande orgulho acolher uma competição como esta, seja de 3×3 ou de 5×5”, confessa João Leitão, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

“Ainda que sejam a mesma modalidade, são vertentes bastante distintas e o MVP de um jogo de 5×5 pode não o ser num jogo de 3×3. Os atributos dos atletas são diferentes, o jogo é distinto e com movimentos mais rápidos. Acontece muita coisa num curto espaço de tempo”, explica João Leitão.

Para o antigo internacional luso, o contacto com a vertente de 3×3 desde cedo é fundamental para a sua dinamização: “Faz todo o sentido iniciarmos este trabalho nos escalões mais jovens. Temos algumas ambições a médio prazo, mas a curto prazo o nosso objetivo é difundir a modalidade ao ponto de que ela seja jogada, falada e conhecida pelos agentes da modalidade e pelo público em geral”, assevera.

O vice-presidente também destaca o papel da iniciativa 3×3 BasketArt na dinamização da modalidade: “Ter um campo em cada um dos 308 municípios tem o estímulo de ser um sítio que pode receber um evento FIBA 3×3, e também de lançar a prática do desporto uma vez que qualquer pessoa pode levar o seu filho ou neto e desenvolver o gosto pela modalidade”, afirma.

“É extremamente importante acolher um evento como este, até porque nos dá uma noção daquilo que é a elite, neste caso no escalão sub17, da atividade 3×3”, explana João Leitão, que destaca as participações recentes das seleções nacionais de seniores dos torneios de qualificação e olha para o futuro: “Se trabalharmos bem a partir da base, podemos aspirar a resultados interessantes a médio-longo prazo, que é o motivo para esta nossa aposta”, conclui.

FPB
14 SET 2021

Mais Notícias