Liderança da Liga Placard em jogo este domingo
Vlad Voytso e Diogo Ventura abordam clássico entre FC Porto e Sporting CP
Atletas | Competições
6 MAR 2021
A 21.ª jornada da Liga Placard reserva-nos, este domingo, um grande clássico entre FC Porto e Sporting CP, num duelo entre o segundo classificado e o comandante da prova, respetivamente.
Um ponto separa ambas as equipas, e por isso a liderança do campeonato está em jogo numa partida que conta com a antevisão dos internacionais portugueses Vlad Voytso e Diogo Ventura, e que tem transmissão na RTP2 e FPBtv.
Nos “dragões”, Vlad Voytso explica como os donos da casa terão de encarar o encontro: “O Sporting é uma equipa muito intensa, tanto ofensiva como defensivamente, e com qualidade individual. Temos que ser consistentes dos dois lados do campo. Para ganhar temos que ser cuidadosos em tudo, não dar nenhuma bola por garantida e estar sempre intensos. Devemos entrar bem no jogo, marcar uma presença forte em campo”, projeta.
O FC Porto vem de uma partida complicada em Esgueira, mas Voytso coloca de lado um eventual desgaste: “Mesmo tendo um jogo complicado esta sexta-feira, houve bastante rotação e os minutos foram muito distribuídos por todos. A partir do momento em que entramos em campo não pode haver cansaço, temos uma equipa em que todos os jogadores podem jogar e dar contributo para a vitória”, garante.
O extremo “azul e branco” não esconde o cariz muito importante deste embate: “Todos os jogos nesta altura são decisivos e ganhar contra um rival direto pode decidir a liderança na tabela, nesta fase da época”, afirma.
Os triunfos parecem tornar-se cada vez mais difíceis de arrancar, com Vlad Voytso a justificá-lo: “Sem dúvida de que a Liga está a cada ano mais competitiva. Há equipas que se reforçaram bem a meio da época e todas elas já se começam a conhecer umas às outras, criando dificuldades entre si, o que torna tudo mais competitivo. Por isso é que todos os jogos agora são decisivos, os playoffs estão a porta e todas as equipas querem garantir a melhor posição na tabela”, avisa.
Do lado leonino, Diogo Ventura examina o adversário: “O FC Porto é uma equipa que defende bem e que, ofensivamente, é disciplinada, com muitas opções táticas. Vamos ter que estar atentos no ressalto defensivo e controlar bem as posses de bola, de modo a não fazer muitos turnovers. A derrota do FC Porto, há uma semana, em nada influencia este jogo, nem a maneira como o vamos encarar. É mais um jogo que em que vamos entrar com tudo para vencer”, assegura.
O base “verde e branco” não apelida este encontro de decisivo, apesar da importância: “Não diria que este jogo é decisivo, porque ainda faltam muitos. Mas em caso de vitória é um passo importante para garantir a liderança da fase regular”, antevê.
O atleta, de 26 anos, enaltece a competitividade do nosso campeonato: “A Liga está competitiva e tem equipas com jogadores de qualidade. As dificuldades aumentaram e todos os jogos têm de ser encarados com a mesma seriedade. Quanto mais competitividade existir, melhor para o basquetebol português!”, vinca.
Diogo Ventura encontra-se a jogar com uma máscara de proteção do nariz, mas isso não afetará o seu rendimento: “Nesta altura da época, o número de jogos acumulados já é significativo e temos de cuidar ainda mais do corpo, mas sinto-me bem fisicamente. Vou ter de jogar de máscara nos próximos tempos e já me sinto completamente adaptado”, salienta.