Liga Placard com final de 1.ª volta em grande

Pedro Catarino e EC Matthews em discurso direto sobre Sporting vs. Oliveirense deste sábado

Atletas | Competições
8 JAN 2021

A 1.ª volta da fase regular da Liga Placard termina este sábado, e em grande estilo, com o Sporting CP a receber a UD Oliveirense a partir das 15 horas, com transmissão na RTP2 e FPBtv.

Pedro Catarino, do lado “verde e branco”, e EC Matthews, a representar os bicampeões nacionais, anteviram este encontro para a FPB.

Nos “leões”, Pedro Catarino destaca o sentido coletivo do adversário: “A Oliveirense tem como ponto forte o jogo coletivo que normalmente apresenta, do ponto de vista defensivo e ofensivo. Torna-se difícil prever o que quer que seja, quando todos contribuem para o objetivo da equipa”, avisa.

Em Alvalade mora o líder invencível da prova, e Catarino explica o porquê: “Estarmos a um triunfo de cumprir a 1.ª volta sem derrotas significa que temos cumprido os objetivos, jogo a jogo. Somos muito competitivos e queremos ganhar sempre, mas com os pés bem assentes no chão e respeitando todos os nossos adversários”, salienta.

O base leonino é o porta-voz da ambição que reina no grupo: “Não é segredo para ninguém que a nossa intensidade e união defensiva têm feito claramente a diferença. Mesmo em dias menos inspirados no ataque, conseguimos criar muitos problemas às outras equipas com a nossa defesa.

Sentimo-nos como uma equipa capaz de vencer qualquer jogo, mas só no final é que se vê quem é o mais forte. No entanto, somos ambiciosos e queremos ganhar todas as competições em que estamos inseridos”, vinca.

Os principais opositores do Sporting na luta pelo título, incluindo a Oliveirense, têm-se reforçado, e por isso Catarino não tem dúvidas de que vêm aí dificuldades: “Sem dúvida alguma de que os nossos rivais estão a ficar mais fortes, a reforçar-se bem, as dificuldades vão aumentar. Todas as equipas vão ficando cada vez mais entrosadas e a fluidez do jogo cresce. Espera-se um campeonato super competitivo daqui para a frente”, projeta.

Na Oliveirense, uma das figuras é EC Matthews, que se mostra maravilhado com a realidade que encontrou: “Esta experiência no basquetebol português tem sido ótima. Sinto-me abençoado por estar numa equipa como a Oliveirense, a jogar um campeonato muito competitivo num país lindo como Portugal. A cidade, os adeptos, jogadores e treinadores receberam-me muito bem, amam o basquetebol. Estou ansioso para continuar a crescer aqui enquanto profissional e pessoa”, afirma.

A turma de Oliveira de Azeméis ocupa a 6.ª posição da classificação. O extremo norte-americano revela que a equipa está mais concentrada: “Esperamos estar presentes na luta pelo título. Temos de trabalhar de forma consistente, todos os dias. Somos todos trabalhadores, queremos melhorar e pôr em prática todo o nosso potencial. Se continuarmos concentrados, alcançaremos os nossos objetivos. A nossa equipa técnica tem feito um grande trabalho para nos levar nessa direção”, enaltece.

Quanto ao conjunto de Alvalade, Matthews faz uma análise detalhada: “O Sporting tem um jogo exterior muito bom. Do base até à posição, qualquer atleta pode ter um grande dia ofensiva e defensivamente. O Sporting também tem excelentes jogadores interiores, já que pode colocar a bola no John Fields, o que faz com que tenha muita profundidade. Tem muitas armas, com jogadores difíceis de marcar. Mas penso que é a abordagem defensiva que diferencia o Sporting, porque se trata de um adversário que pressiona em campo inteiro, provocando perdas de bola. Temos de ultrapassar a agressividade deles”, dá a receita.

EC Matthews respeita o Sporting, mas relembra o muito campeonato que falta disputar, a propósito do estatuto invencível da formação orientada por Luís Magalhães: “Eu respeito o Sporting, mas acredito que ainda estamos para ver a melhor equipa da Liga. Ainda há muitos jogos para disputar e não sabemos o que poderá acontecer, que equipa vai ganhar o título. Isso só mostra o quão boa é esta Liga, muito equilibrada. Temos de ser fortes em todos os jogos, caso contrário podemos perder contra qualquer adversário”, adverte.

Atletas | Competições
8 JAN 2021

Mais Notícias