Liga Skoiy abre com Quinta dos Lombos vs. SL Benfica
Principal competição feminina com jornada dupla este fim de semana
Competições
2 OUT 2020
A Liga Skoiy arranca este fim de semana e com jornada dupla. O principal campeonato do basquetebol feminino conta em 2020/21 com uma novidade: todos os jogos da prova transmitidos na FPBtv. Mas também A Bola TV entra na jogada, ao emitir uma partida por ronda, num reforço da aposta na competição.
O embate transmitido n’A Bola TV, e que abre a edição 2020/21 da Liga, é o Quinta dos Lombos vs. SL Benfica. Do lado da equipa de Carcavelos, José Leite e Raphaella Monteiro projetaram a partida para a FPB, enquanto nas “águias” falámos com Eugénio Rodrigues e Carolina Gonçalves.
José Leite, que parte para mais uma época como treinador da Quinta dos Lombos, espera um Benfica forte, e apesar da inusitada pré-temporada, promete total empenho: “Não pudemos observar jogos, mas esperamos um Benfica forte e agressivo. A vontade de voltar à competição é grande. Evidentemente que ainda nos encontramos “algo às escuras”, mas vamos dar o nosso melhor e tentar iniciar a Liga da melhor forma”, afirma.
A pandemia da Covid-19 veio baralhar as contas, algo referido pelo experiente técnico, que não esquece os objetivos do seu clube: “A preparação para esta Liga não foi complicada, mas diferente, menos previsível. Não tivemos Taça Vítor Hugo, e por isso todas as equipas se encontram mais condicionadas. Procuramos sempre duas coisas: estar presentes nas decisões das competições e ter uma base jovem na equipa, para projetar as atletas no basquetebol ao mais alto nível”, vinca.
Um dos reforços mais sonantes deste mercado, no basquetebol nacional, foi Raphaella Monteiro, internacional brasileira que chega ao emblema da Linha de Cascais. A extremo de 25 anos diz-se entusiasmada para a receção à turma da Luz: “Todas as equipas estão muito fortes, mas acredito que o Benfica vai ser resistente, com um bom trabalho coletivo. Foi difícil, para toda gente, estar sem o basquetebol, mas o importante é que vamos voltar. Sinto-me bem e animada para o nosso primeiro jogo, estamos a trabalhar muito diariamente”, realça.
Neste seu regresso a Portugal, depois de uma passagem de sucesso pelo União Sportiva, Raphaella Monteiro mostra-se grata pela forma como foi recebida: “Agradeço o carinho que o basquetebol português tem por mim. Estou a adorar a experiência aqui em Carcavelos, receberam-me muito bem, sinto que já sou de casa. Queremos ser sempre uma equipa forte e unida, que defende muito e que lança contra-ataques. Pretendemos dar o nosso máximo a cada jogo, isso é o mais importante”, deixa a nota.
Por seu turno, o Benfica promoveu várias alterações nas suas fileiras, a começar pelo comando técnico. Eugénio Rodrigues, que transitou do Olivais FC para as “encarnadas”, à semelhança de José Leite, destaca a pré-época diferente, com quarentena à mistura: “A preparação para esta época foi a mais complicada que já tive, em termos de clubes. Até porque nós, infelizmente, por força das circunstâncias, tivemos de fazer quarentena a meio da pré-temporada, o que tornou as coisas mais complicadas. Foi difícil fazer jogos e manter a consistência de treino, do primeiro ao último. Nessa medida, focámo-nos naquilo que foi possível fazer, e não naquilo que ficou para trás”, explica.
Eugénio Rodrigues mostra-se satisfeitos com os seus primeiros tempos na Luz: “Têm sido meses de construção, a todos os níveis, estes meus primeiros tempos no Benfica. Por muito que estivesse à espera, por muito que me encontrasse mentalizado, a verdade é que a grandeza do Benfica só se consegue percecionar e dimensionar estando cá dentro. Sinto-me bem, porque trabalho num ambiente profissional. De resto, é o normal. Há a pressão de querer ganhar, de querer fazer o melhor possível. Confesso que seja mais exigente trabalhar no Benfica, devido à massa adepta, mas ninguém é mais exigente comigo do que eu próprio. Temos de estar nos Pontos Altos, para ambicionar vencer. Querer ganhar, antes de marcar presença nos Pontos, Altos, é “pôr a meia por fora da bota”. Temos de trabalhar diariamente e estar focados para construir coisas giras”, avisa.
Também de chegada ao Benfica, esta época, está Carolina Gonçalves, internacional portuguesa, que deixa elogios à Quinta dos Lombos: “Sabemos que vamos defrontar uma equipa forte fisicamente, e que explora muito o jogo interior. A Quinta dos Lombos é sempre um adversário difícil e um candidato ao título. Mas temos treinado bem e estamos preparadas para este primeiro embate. Não diria que estamos ansiosas, mas sim entusiasmadas. É o primeiro jogo oficial da época e estamos com muita vontade de entrar na Liga a ganhar”, assegura.
A base não poupa nas palavras sobre o projeto benfiquista: “Está a ser uma experiência fantástica no Benfica. Fui muito bem recebida por toda a equipa. O Benfica é um grande clube, que nos proporciona excelentes condições de trabalho, e que possui uma estrutura muito forte no apoio aos atletas. O grupo, para além de ser jovem, é muito coeso e trabalhador. Temos um plantel composto por jogadoras com muito talento e com vontade de trabalhar. O nosso objetivo é sermos consistentes jogo após jogo, e entrar sempre com a ambição de vencer. Queremos fazer história no basquetebol do Benfica”, finaliza.