Lombos ganha no prolongamento

No lançamento do jogo frente à Quinta dos Lombos, o técnico João Janeiro prometia que a AD Vagos iria ser competitiva, e tal viria acontecer, já que só prolongamento as atuais campeãs nacionais resolveram o jogo a ser favor (90-82).

Competições
29 NOV 2014

Depois do empate a 74 pontos no final do tempo regulamentar, as vaguenses tiveram tudo para resolver logo aí o encontro, mas a Quinta dos Lombos foi mais forte nos instantes finais do tempo extra, voltando a revelar consistência nos momentos decisivos.

 

A primeira parte, apesar de ter terminado equilibrada, 34-33 favorável ao Vagos, foi quase sempre dominada pela equipa da casa, que chegou a dispor de uma vantagem muito perto da dezena de pontos. Reagiu bem a formação de Carcavelos nos últimos minutos do 1º tempo, e com um parcial de 8-0 conseguiu ir para o descanso a perder pela diferença mínima.

 

No recomeço da etapa complementar continuaram a ser as comandadas de João Janeiro, ainda que por curtas vantagens, a liderar a marcha do marcador, e no final do 3º tempo dispunham de uma vantagem de seis pontos (53-47).

 

Sensivelmente a meio do 4º período, a vantagem das vaguenses voltava a subir para os nove pontos (65-56), a mesma diferença que se registava a 2.19 minutos do final do encontro (72-63). Mas quando tudo parecia muito complicado para as campeãs nacionais, veio ao de cima a maior experiência, e porque não dizer a qualidade ofensiva das jogadoras da Quinta dos Lombos.

 

Ainda assim, Daniela Domingues colocou ao Vagos na frente por 74-70 da linha de lance-livre, Sara Djassi, também da linha de lance-livre, e a 20 segundos do final, reduziu para dois a diferença (72-74), e pensava-se que a última posse de bola iria pertencer ao Vagos. Mas um comprometedor turnover deu a possibilidade à Quinta dos Lombos de ainda atacar o cesto e conquistar mais uma falta com direito a lances-livres. Marcia Costa não tremeu e levou o jogo para o prolongamento.

 

Nos 5 minutos suplementares, as visitantes comandaram sempre o resultado, o Vagos ainda se recompôs do mau momento vivido, e conseguiu reduzir a diferença para apenas um ponto (80-81), isto depois de ter estado atrás por seis (74-80). Mas nos últimos 2.30 minutos do prolongamento, a Quinta dos Lombos foi mais forte (9-2), acabando por vencer um jogo que esteve muito perto de estar perdido.

 

As boas exibições de Sara Djassi (29 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências) e Diesha Lloyd (29 pontos e 8 ressaltos) foram decisivas na vitória dos Lombos, embora os contributos de Baltic (8 pontos e 9 ressaltos) e Maria Kostourkova (4 pontos e 11 ressaltos) ajudassem a que a equipa tivesse sido capaz de dar a volta ao jogo.

 

A AD Vagos ficou muito próxima de bater as campeãs nacionais, um resultado pelo qual lutaram muito Daniela Domingues (13 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências), Ana Teixeira (15 pontos e 3 ressaltos), e as norte-americanas Brandie Hoskins (21 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) e Stephanie Sension (23 pontos, 9 ressaltos e 3 assistências).

 

Resultados da 8ª jornada:

GDESSA 69 x 66 Boa Viagem-Angra-Açor

AD Vagos 82 x 90 Quinta dos Lombos (após prolongamento)

CAB Madeira 98 x 54 Lousada AC

CDT Novas PRINTCENTER 47 x 67 União Sportiva

Olivais/UrgiCentro-SAN 72 x 59 Algés/UAL

 

Competições
29 NOV 2014

Mais Notícias