Maia Basket vs. Sporting CP na abertura da 15.ª jornada da Liga Placard

David Gomes e Diogo Ventura como porta-vozes de cada equipa

Atletas | Competições
16 JAN 2021

Este domingo há mais uma jornada completa da Liga Placard, no caso a 15.ª, com o Maia Basket vs. Sporting CP como jogo de abertura, e com transmissão na RTP2 e FPBtv.

David Gomes e Diogo Ventura, jogadores dos maiatos e “leões”, respetivamente, falaram sobre este duelo.

O Maia Basket tem pela frente o comandante do campeonato, ainda sem derrotas, e David Gomes elenca alguns dos pontos fortes da turma de Alvalade: “O Sporting coloca uma grande atitude defensiva, ataca todos os ressaltos ofensivos, e é muito forte na proteção da tabela. Estamos a trabalhar algumas fragilidades, já que “adormecemos” nalguns jogos, o que provoca turnovers da nossa parte e posses de bola para o adversário”, revela.

A formação nortenha ocupa o penúltimo posto da classificação, e David Gomes identifica logo um dos problemas: “Toda a equipa tem de ser intensa e encarar cada posse de bola com seriedade, porque dessa forma teremos muito melhores resultados e estabilidade. Neste momento, apresentamos períodos positivos, mas temos de melhorar defensivamente para que não haja tão grandes oscilações”, analisa.

Mas o poste maiato enaltece a evolução da equipa: “Tivemos a alteração de treinador e de ideias de jogo. Estamos a melhorar, enquanto assimilamos melhor essas ideias. A manutenção é o nosso grande objetivo”, vinca.

O equilíbrio na parte inferior da tabela é grande, e o jogador de 34 anos antevê uma tremenda batalha: “revejo uma grande luta nos lugares de baixo da classificação, entre seis equipas. Todas elas estão mais estáveis e o Maia caminha nesse sentido. Estamos cá para a luta”, garante.

Do lado “verde e branco”, Diogo Ventura mostra-se cauteloso face ao adversário: “As maiores qualidades do Maia Basket são o facto de terem jogadores com capacidade para marcar pontos e com muita capacidade atlética, que podem causar problemas à defesa adversária”, alerta.

O registo imbatível dos “leões” não está isento de erros, segundo o internacional português: “Mesmo tendo este registo invencível nas provas nacionais, existem sempre aspetos a melhorar, nos quais trabalhamos muito diariamente. Tivemos alguns jogos com bolas perdidas em demasia, mas corrigimos isso”, afirma.

Para Ventura, o trabalho realizado tem sido a chave do sucesso: “Os segredos para a nossa campanha são a intensidade e competitividade que temos nos nossos treinos, todos os dias. Trabalhamos mesmo muito para atingir bons resultados e conquistar títulos. O nosso objetivo é vencer todas as provas em que estamos inseridos. Sentimos que o podemos fazer, mas sempre com os pés bem assentes na terra”, deixa a nota.

O base de 24 anos é uma figura cada vez mais importante na manobra sportinguista, mas o coletivo impera: “Fico sempre contente por ajudar a equipa, no entanto deixo para trás o aspeto individual sempre em prol da coletivo. No final, o que conta é a vitória da equipa. Trabalho todos os dias para evoluir e melhorar constantemente. Até agora o balanço é positivo”, reconhece.

Atletas | Competições
16 JAN 2021

Mais Notícias