Mantém-se o contingente de portugueses no BCR internacional

Itália, Suíça, Reino Unido, Alemanha e França são os países onde militam atletas nacionais

Atletas | Competições
3 AGO 2022

Christophe da Silva, João Pedro Delgado, Aliu Baldé, Paulo Soeiro, Yuri Fernandes, Ismael de Sousa e Nuno Silva continuarão a atuar no BCR estrangeiro, na época 2022/2023.

 

FRANÇA

Christophe da Silva (1.0), internacional A, participante em três campeonatos da Europa, é dos mais laureados do núcleo de atletas nacionais a jogar fora de portas, tendo no seu currículo a conquista do campeonato francês, ao serviço do CS Meaux. Agora, o experiente extremo enverga as cores dos parisienses CAPSAAA Paris, do segundo escalão gaulês, equipa que já representou na temporada 2021/2022.

Por seu turno, Yuri Fernandes (2.5) preserva a ligação ao colosso Le Cannet, sempre candidato a triunfar em todas as provas internas.

ITÁLIA

Na Série B, segundo patamar do BCR italiano, consta o Santa Lucia Basket Roma, histórico da modalidade no país transalpino e à escala mundial. Ainda sem confirmação oficial, tudo aponta para a renovação de Ismael de Sousa (4.0), que, nas fileiras do emblema da capital, num dos seus anos áureos, corria a temporada 2017-2018, ergueu a Euroliga 3, antiga Challenge Cup, e ascendeu ao restrito grupo de portugueses a vencer uma prova europeia de clubes, até então composto por Hugo Lourenço (4.0) e Marco Gonçalves (1.5), agora atletas da APD Sintra. Em Itália, o poste ex-APD Sintra vestiu também a camisola de outro clube romano, a SS Lazio. Na época 2021/2022, o Santa Lucia não conseguiu a qualificação para os playoffs e respetivo direito a lutar pela subida, objetivo que transita para o novo ano desportivo: devolver o prestigiado conjunto à elite.

ALEMANHA

Paulo Soeiro (1.0) e Aliu Baldé (4.0) viveram uma temporada difícil, na sequência do cancelamento dos escalões não profissionais do BCR germânico, onde está inserido o Lux Rollers (luxemburguês), no final de 2021. A expectativa é de retoma para a nova época e espera-se a integração da equipa na Regionalliga Ost, ou seja, a zona este da 3ª divisão.

REINO UNIDO

Igualmente atípico foi o percurso de João Pedro Delgado (1.0), ex-APD Sintra, a militar nos Hackney Sparrows, tendo em conta que o recomeço competitivo no Reino Unido se pautou por enorme zelo. O coletivo do extremo luso venceu duas provas da RGK League, torneio não oficial dinamizado pela conceituada marca de cadeiras.

SUÍÇA

Nuno Silva (1.0) prossegue a carreira nos Ticino Bulls, cujo trajeto se pode considerar positivo na época que agora finda, à luz do terceiro posto alcançado, logo atrás dos St. Gallen Rolling Rebels e do campeão Pilatus Dragons RCZS.

NOTA: fotografia da autoria de Laurent Bagnis.

Atletas | Competições
3 AGO 2022

Mais Notícias