Manuel Fernandes: “O basquetebol feminino português tem futuro.”

Presidente da FPB destaca os feitos da Seleção Nacional de Sub16 femininos

FPB | Seleções
28 AGO 2022

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, era um homem feliz no final de mais um grande evento internacional em Matosinhos. O líder federativo considera que a final entre França e Espanha foi um hino ao basquetebol e deixa uma palavra de agradecimento a todos os que encheram as bancadas do CDC de Matosinhos e do Pavilhão Municipal de Guifões nos últimos dez dias, para engrandecer o Campeonato da Europa de Sub16 femininos – Divisão A.

“Este Europeu terminou com chave de ouro, com as duas melhores seleções deste torneio num jogo muito intenso e que terminou com tempo extra, para deliciar quem gosta de basquetebol. Foi uma festa enorme e temos que agradecer às gentes de Matosinhos e a todos aqueles que quiseram acompanhar o Europeu de basquetebol, que tiveram um comportamento exempla e com o fair play sempre presente”, sublinhou Manuel Fernandes.

“Desportivamente, o nosso grande objetivo era manter a seleção na Divisão A, já depois dos sucessos das Sub18 e das Sub20. Claro que as nossas atletas ainda queriam mais, mas o que conseguiram foi fantástico. O basquetebol feminino português tem futuro”, afirmou o presidente da FPB sobre a prestação de Portugal, acrescentando que a cidade que recebeu o Europeu é sinónimo de êxitos lusos: “Matosinhos é, de facto, uma cidade de ouro do basquetebol português. Foi aqui que tivemos os maiores sucessos, com pavilhões cheios e recebendo com hospitalidade todos os que assistem a estes europeus.”

Manuel Fernandes fez questão de agradecer “à Câmara Municipal, à MatosinhoSport, mas também a todos os voluntários que ninguém conhece, porque também a eles se deve o sucesso da organização”, que foi reconhecido por várias entidades internacionais: “Recebemos congratulações de vários países e sentimo-nos orgulhosos pelo reconhecimento da nossa capacidade organizativa e da nossa aposta no basquetebol feminino. Aqui, em Matosinhos, somos sempre muito felizes. Estou feliz e tenho um sentimento de gratidão para com todos aqueles que dão o seu melhor para que o basquetebol singre”.

Para finalizar, o presidente da Federação revelou as palavras que transmitiu à comitiva lusa no final da participação portuguesa: “Independentemente do que poderia acontecer no último dia, há coisas que não se podem apagar. Elas devem sair deste pavilhão de cabeça bem levantada, porque, apesar das dificuldades, demonstraram coração, determinação, vontade de vencer que são reconhecidos por todos. Agora vão ter umas merecidas férias, mas para o ano há mais Divisão A e é preciso continuar a treinar mais e melhor”.

FPB | Seleções
28 AGO 2022

Mais Notícias