Nuno Manaia: “Perseguimos o sonho de qualificação para um Campeonato da Europa de séniores femininos e eu acredito que será já em 2023”

Diretor Técnico Nacional elogia trabalho dos vários agentes da modalidade

FPB | Seleções
30 AGO 2022

Na ressaca do Campeonato da Europa de Sub16 femininos, em Matosinhos, que terminou com Portugal a conquistar a manutenção na Divisão A e um lugar entre as quatro melhores seleções da Europa, o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, mostrou-se satisfeito e revelou o que transmitiu às atletas no final da competição.

“Aquilo que eu lhes disse foi que o resultado que elas obtiveram é algo que não é comum no nosso basquetebol. Em termos globais, é o segundo melhor resultado de sempre que uma seleção portuguesa consegue em Campeonatos da Europa. É compreensível que jovens de 14, 15 e 16 anos estejam cabisbaixas, mas elas entraram para a história com este resultado”, disse o DTN, que destacou que “costumamos ser muito felizes em Matosinhos, com mais uma excelente organização, grandes jogos e um excelente resultado da nossa Seleção”.

Nuno Manaia elogiou o trabalho feito pelos vários agentes da modalidade: “O basquetebol português tem trabalhado bem. Estou a falar do trabalho diário dos clubes, do trabalho das associações com as seleções distritais, do trabalho forte e intenso das seleções nacionais, do planeamento e da aposta num maior contacto internacional antes das competições oficiais e tudo isto é algo que, depois, se traduz em sucessos”.

São esses sucessos continuados que alimentam o sonho de Nuno Manaia de ver a Seleção Nacional de séniores femininos num Europeu. “Perseguimos o sonho de qualificação para um Campeonato da Europa de séniores e eu acredito que será já em 2023. Com estas gerações jovens que têm aparecido, vamos continuar a alimentar as séniores no futuro”, afirma.

O DTN mostrou-se, ainda, satisfeito com a notícia do recrutamento de Inês Bettencourt, internacional sub18, pela universidade de Connecticut: “É uma excelente notícia. Connecticut é uma universidade conceituadíssima, com um historial enorme. Confesso que fui apanhado de surpresa, mas, quando vi a notícia, fiquei impressionado e muito satisfeito. É uma oportunidade brutal para a Inês e de certeza que ela vai aproveitar, porque a Inês tem tido um percurso extremamente interessante, é uma rapariga extremamente trabalhadora e deu um salto extraordinário nesta última época. Colocar atletas em boas universidades para se poderem desenvolver é mais uma conquista do nosso basquetebol e a Inês merece”, diz.

FPB | Seleções
30 AGO 2022

Mais Notícias