Miguel Reis jogará no FC Barcelona Unes Unio Esportiva

O poste ex-BC Gaia abraça a primeira experiência no BCR de elite

Atletas | Competições
12 AGO 2022

Miguel Reis, de 22 anos, recém-sagrado campeão nacional da modalidade, pelo BC Gaia, parte para o primeiro desafio além-fronteiras. No FC Barcelona Unes, o poste internacional A e sub23, encontrará um dos mais conceituados técnicos à escala mundial, Oscar Trigo, que, entre outros feitos, conduziu a seleção espanhola aos Jogos Paralímpicos, na edição de Londres 2012, e à conquista do bronze, no campeonato da Europa da divisão A; tem no seu palmarés várias experiências no patamar mais alto do BCR espanhol e é reconhecido como um dos nomes cimeiros na formação de jogadores, conforme atesta a juventude das equipas catalãs que treinou recentemente, Global Basket e o próprio FC Barcelona Unes. A formação catalã que acolherá o basquetebolista gaiense compete na Primera División, 2º escalão do BCR espanhol, e acalenta a subida à División de Honor, a melhor liga do mundo.

Iniciado em 2017, no BC Gaia, Miguel Reis viveu ainda uma curta experiência com as cores da APD Paredes, na época 2019/2020, antes de regressar ao conjunto fundado em 2016, então promovido à 1ª divisão nacional. Na época 2020/2021, foi vice-campeão nacional e finalista vencido da Taça de Portugal, ao passo que, na temporada seguinte, repetiu o estatuto de figura central nas primeiras conquistas do BC Gaia, a Supertaça e o campeonato nacional.

No currículo, conta com duas participações, pela seleção nacional sub23, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, em 2019 e 2022, tendo sido eleito, nesta última edição, para o cinco ideal. Ao serviço da seleção A, Miguel Reis integrou os eleitos que disputaram o campeonato da Europa B/C, em Junho de 2022, em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina.

Portugal volta a ter assim um representante no BCR espanhol, depois das passagens de Hugo Lourenço (CP Mideba), Pedro Gonçalves (CP Mideba), Cláudio Batista (Amivel e CP Mideba), Márcio Dias (Servigest Burgos), Marco Gonçalves (CP Mideba e Servigest Burgos), Filipe Carneiro (Amfiv Vigo), Pedro Bártolo (CP Mideba, BSR Valladolid e Basketmi Ferrol), Helder da Silva (Servigest Burgos), Luís Domingos (Basketmi Ferrol e Servigest Burgos) e José Miguel Gonçalves (Basketmi Ferrol).

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Atletas | Competições
12 AGO 2022

Mais Notícias