“O Guifões é um clube especial. Respira basquetebol”

Elisabete Melo, presidente do emblema matosinhense, em entrevista à FPB

Atletas | Formação
25 ABR 2021

O Guifões Sport Clube comemora 90 anos este domingo, e por isso falámos com Elisabete Melo, presidente do emblema de Matosinhos, que destaca a febre pela modalidade na vila: “Em tom de brincadeira eu digo que Guifões é a capital do basquetebol no norte. Temos um evento que é “Guifões – Capital do Basquetebol”, o qual tenho muitas saudades de organizar. Aí víamos o quanto se respira basquetebol em Guifões, através da quantidade de miúdos que reuníamos nesse evento, e não só de equipas do norte, chegámos a ter cerca de 2 mil pessoas em torno desse torneio. Com frequência tínhamos as bancadas cheias no pavilhão e alcançámos a marca de 300 miúdos inscritos. Este um clube especial, criou-se uma dinâmica espetacular, um ambiente muito bom”, afirma.

Os treinos de formação estão de regresso a Guifões, e a líder do clube reconhece a importância do momento: “Os nossos miúdos foram todos testados e o regresso aos treinos dá-se esta segunda-feira. Não tivemos casos positivos, os nossos jovens aderiram em massa. Sempre treinámos, de forma online, e os miúdos que não o fizeram regressaram agora para os treinos presenciais. Temos todos os escalões, em ambos os géneros. Enquanto presidente do clube, é um grande desafio criar estabilidade após dois anos de paragem. Temos de conseguir recuperar o número de jovens praticantes, não é nada salutar que estejam parados. Os miúdos podem ter-se “habituado ao sofá”, e por isso temos de os trazer de novo à prática desportiva”, vinca.

Um belo presente por ocasião do 90.º aniversário do Guifões SC foi a campanha da equipa sénior feminina na Liga Skoiy, com a chegada aos playoffs, como diz Elisabete Melo: “Apesar de não haver público, sentimos muito apoio por parte dos sócios nas transmissões dos jogos e nas nossas redes sociais. Foi muito bom termos as transmissões da FPBtv, sem esquecer a Guifões TV. A campanha da equipa feminina foi uma espécia de “recompensa” por termos a formação parada. As nossas seniores cumpriram os objetivos. Queremos sempre mais, mas foi muito bom garantirmos a manutenção e, melhor, chegar aos playoffs, isto quando estamos há apenas dois anos na Liga. Defrontámos o Sportiva, uma equipa muito forte, e vencemos um jogo, o que foi saboroso”, deixa a nota.

Atletas | Formação
25 ABR 2021

Mais Notícias