“O Maia Basket tem um palmarés riquíssimo para a sua idade”

Cristina Quelhas, presidente do clube nortenho, em discurso direto num dia especial para o emblema

Atletas | Formação
30 JUN 2022

O Maia Basket Clube comemora, esta quinta-feira, o seu 25.º aniversário. Quando se assinala um quarto de século sobre o nascimento do emblema nortenho, a sua presidente, Cristina Quelhas, falou à FPB.

Cristina Quelhas enaltece a prática basquetebolística da coletividade maiata: “O Maia Basket orgulha-se de ser um dos clubes nacionais com todos os escalões em atividade, desde o baby basket às equipas seniores em ambos os géneros. Atualmente contamos com cerca de 250 atletas em atividade, sendo que 20% deste número pertence ao género feminino”, afirma.

A dirigente recorda como foram os últimos meses: “Foi, sem dúvida, uma época difícil a todos os níveis, com eleições em final de setembro, uma temporada que já estava em marcha quando esta direção tomou posse, todas as contingências e desafios que a Covid-19 colocou a todos. Arrancámos com cerca de 150 atletas e duas equipas seniores nas segundas provas nacionais, exigindo de nós um esforço tremendo para corresponder às necessidades de um clube como o Maia Basket. Os principais objetivos foram todos eles conseguidos, com a manutenção das equipas seniores e na formação a conseguir formar mais e melhores atletas, sendo que conseguimos colocar uma equipa na final nacional de sub16 e três presenças nas finais distritais, sub18 masculinos, sub16 femininos e sub14 masculinos, estes com a conquista do título distrital. Mas, acima de tudo, com a certeza de que todos estes atletas, quer os que iniciaram em outubro, quer aqueles que se foram juntando ao clube durante o decorrer da época, e foram bastantes, chegam a esta altura muito mais preparados a nível desportivo. e a nível pessoal. Trabalho esse reconhecido com as inúmeras chamadas de atletas do Maia Basket às seleções nacionais e distritais, que se deve, também, ao bom trabalho que vinha a ser desenvolvido nas últimas épocas”, diz.

O simbolismo do 25.º aniversário é abordado por Cristina Quelhas: “25 anos são uma marca de juventude. O Maia Basket é, sem dúvida, um clube jovem, eclético, mas com um palmarés riquíssimo para a sua idade. Significa muito esforço para que o clube possa continuar a traçar o seu caminho, trabalhando em prol do basquetebol, mas também da cidade da Maia. Uma cidade que se orgulha por ter o desporto como uma referência e uma prioridade para a população. Significa a responsabilidade de manter os nossos jovens no caminho do desporto e a formar homens e mulheres com verdadeiros princípios humanos e desportivos. Significa continuar a proporcionar mais e melhores condições a todos aqueles que têm no basquetebol a sua paixão. Significa a responsabilidade de criar um clube com um ADN forte e onde todos se sintam em casa, que o Maia Basket seja a segunda família dos nossos atletas e seus familiares. Daqui já saíram muitos campeões desportivos, mas muitos mais campeões na vida, que acabam, na sua esmagadora maioria, por se formar e concluir os seus estudos”, destaca.

A presidente aponta ao crescimento: “O Maia Basket está vivo e o basquetebol na cidade da Maia também. O futuro reserva-nos o desafio de orientar o clube para que seja o mais “profissional” possível, nesse sentido temos vindo a recrutar uma equipa técnica e de coordenação que nos permita atingir os nossos objetivos de formar atletas com o maior número de valências desportivas e pessoais, mas também de atingir sucessos desportivos. Queremos prolongar estes 25 anos por muitos mais e desenvolver estruturas dentro do clube e da cidade da Maia para elevar o basquetebol. A aposta no feminino será uma realidade, assim como a continuidade no masculino, de forma a cativar mais atletas criando ainda mais o espírito “Redblues”, que caracterizou os 25 anos que agora festejamos. Procuraremos recuperar os melhores momentos dos anos recentes, quer em números de atletas, quer em condições para esses atletas. Apostar na formação de atletas e treinadores para o crescimento da modalidade no distrito, na região e no país”, termina.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Maia Basket Clube

 

Atletas | Formação
30 JUN 2022

Mais Notícias