“O que mais aprecio é o compromisso e a lealdade. Irei dar continuidade ao projeto no Galitos”

É um nome incontornável do basquetebol feminino, internacional portuguesa e figura-chave na subida do Galitos à Liga, num trajeto invencível até ao momento. Falamos de Daniela Domingues, que em entrevista à FPB assegurou a continuidade no clube de Aveiro, não fechando a porta a um regresso à Seleção Nacional.

Competições
20 MAR 2020
04O Galitos já garantiu uma vaga na Liga Feminina 2020/21, num trajecto até agora invencível. Quais as principais razões que explicam esta grande campanha?
Em 2018, o clube traçou um plano com o objetivo de em três épocas conseguir a subida à Liga Feminina. Assim foram criadas condições – construção do plantel, equipa técnica, condições de treino e recursos humanos -, que nos permitiram, já este ano, assegurar a tão desejada subida.
Espevaram um domínio tão grande?
Quando é realizado um plano com o objetivo de subida, mais tarde ou mais cedo temos que dominar. Talvez não estivéssemos à espera de ainda estarmos invictas, já que existem outras equipas fortes que nos criaram muitas dificuldades. Mas quando se entra num ciclo de vitórias, tudo se torna mais fácil, os índices de confiança ficam muito elevados e, muitas vezes em jogos disputados, isso faz a diferença.
És uma jogadora internacional, habituada ao mais alto nível. A tua experiência tem sido um dos grandes aliados para o Galitos?
Todas as jogadoras acrescentam neste grupo, as mais experientes, as menos experientes, as que jogam mais e as que jogam menos. Para atingir esta performance é necessário treinar, sendo  todo o grupo determinante neste processo. Reconheço que a razão de me quererem neste projeto foi fundamentalmente aquilo  que podia  acrescentar ao treino e ao jogo e, principalmente, terem uma referência feminina no clube. A minha experiencia internacional e de Liga Feminina foram os fatores, certamente, que os responsáveis do clube tiveram em conta.
Como projetas o futuro do Galitos na Liga?
O clube tem todas as condições para responder às exigências da competição, o caminho tem sido o de melhoria constante nas diferentes áreas, e certamente a subida não é vista como um desafio, mas sim como um objetivo a longo prazo para o clube.
Farás parte do plantel na próxima temporada?
Quem me conhece sabe o que mais aprecio é o compromisso e a lealdade. Relativo ao primeiro, tracei um caminho de três épocas com o Galitos, por isso irei dar continuidade ao projeto. Por último, a lealdade àqueles que me tratam bem e se preocupam!
Tendo em conta que vais regressar à Liga, está entre os teus objetivos regressar à Seleção?
Atualmente, a minha situação profissional limita uma possível convocatória à Seleção Nacional. Mas de qualquer forma sempre estive, atualmente estou e futuramente estarei sempre disponível para integrar a Seleção, desde que seja possível articular com a minha atividade profissional, essa sim a minha prioridade.
Competições
20 MAR 2020

Mais Notícias