“Olhamos para a conquista do título”

Márcia Costa Robalo, jogadora do GDESSA e internacional portuguesa, em discurso direto para a FPB

Atletas | Competições
30 NOV 2022

Influente no GDESSA Barreiro e na Seleção Nacional de seniores femininos, como recentemente se viu na qualificação para o EuroBasket 2023, Márcia Costa Robalo vive um excelente momento de forma.

Com a deslocação do GDESSA a Aveiro, para defrontar o Galitos Cl. Dr. Semblano, à porta, entrevistámos a internacional portuguesa, numa altura em que o emblema da margem sul do Tejo vai numa série de seis triunfos consecutivos.

 

Quais são as maiores qualidades do Galitos Cl. Dr. Semblano?
O Galitos destaca-se pela forma como tem disputado os jogos. Mesmo que não vença alguns jogos, batalha sempre pelo resultado, está sempre dentro do jogo.

Em que aspetos o GDESSA vai ter de mostrar mais cuidado para manter esta série de vitórias?
Estamos muito focadas na própria equipa, queremos crescer enquanto grupo. Queremos ser ainda mais consistentes, de forma a que sejamos regulares.

O GDESSA vai numa sequência de seis triunfos consecutivos. Quais são as principais razões que explicam este bom momento?
É sempre melhor trabalhar sobre vitórias, mas não sentimos que estejamos num bom ou mau momento, isto faz parte do processo que temos de passar para chegarmos onde queremos. Queremos ter argumentos para disputar todos os jogos. É ótimo termos seis vitórias consecutivas, que também vêm do trabalho semanal.

Esta jornada torna-se ainda mais importante por haver um Sportiva vs. Benfica, equipas que dividem os lugares de topo com o GDESSA?
O Sportiva vs. Benfica não é mais importante para nós. Vai ser um jogo com qualidade, bom para a Liga e para esta jornada. Nós também temos um jogo para ganhar.

Sentes que esta é a equipa mais forte do GDESSA nos últimos anos?
Os contextos mudam. A Liga, de época para época, tem níveis diferentes de oposição. O que numa época é um bom plantel, noutra pode ser magnífico. Não é algo fácil de avaliar.

Olham para a conquista do título como um objetivo?
Claro que olhamos para a conquista do título. Penso que o GDESSA tem mostrado isso nos últimos anos. Na época passada, apesar de termos sido felizes nas finais, estivemos em todas. Este ano queremos ganhá-las a todas. Obviamente que o Benfica é favorito, mas esse favoritismo pode desaparecer a qualquer momento, como temos visto na Liga. Queremos lutar por todos os títulos.

Tens estado em bom nível no GDESSA e, recentemente, também estiveste em foco na Seleção Nacional. Sentes-te num dos melhores momentos de forma? Porventura na fase mais madura da carreira?
Para mim é um sinal ótimo, é sinal de que tem havido alguma consistência na minha carreira, fico muito feliz por isso. Estou preparada para os desafios que aí vêm, sinto-me bem, estou a trabalhar para isso. Foi muito bom aquilo que aconteceu ao serviço da Seleção Nacional, teria sido perfeito se vencêssemos o primeiro jogo. Trago um sentimento positivo, depois de uma oposição diferente, frente às melhores jogadoras da Europa. Não sei se é a fase mais madura da minha carreira, espero que o melhor ainda esteja para vir. Acima de tudo, tenho conseguido manter consistência no meu trabalho e isso deixa-me feliz.

A recente vitória de Portugal, na Estónia, ainda te elevou mais o moral para o regresso da Liga?
Esta vitória na Estónia deu moral a todas as jogadoras presentes na partida. Estamos a disputar jogos frente às 12 melhorea atletas de cada país. Quando isso acontece, chegamos à Liga com mais alguma coisa e trazemos algo para as nossas equipas.

 

Esta quinta-feira, feriado do 1 de dezembro, cumpre-se na totalidade a 11.ª ronda da Liga Betclic Feminina. Todas os encontros têm transmissão, em direto, na FPBtv:

Atletas | Competições
30 NOV 2022

Mais Notícias