Parabéns, FPB!

Comemoramos 95 anos de vida

FPB
17 AGO 2022

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) comemora, esta quarta-feira, 17 de agosto, 95 anos de vida!

Manuel Fernandes, presidente da FPB, enviou uma mensagem a todos os adeptos da modalidade:

“A Federação celebra, esta quarta-feira, o seu 95º aniversário. Foi a 17 de agosto de 1927 que, no Porto, nasceu a Federação Portuguesa de Basquetebol, que tem nesta efeméride fundadas razões para se regozijar.

No início deste verão, Neemias Queta assina novo contrato com os Sacramento Kings, vê assim confirmada a sua participação na NBA.

Esta época deu-se uma inusitada participação, nas competições europeias, de três clubes no setor masculino. Dois passaram à segunda fase, o que é inédito, e um chegou aos quartos de final da prova!

Foi um ano em que crescemos de forma que nunca antes tinha acontecido, desde que existe o basquetebol federado.

Pulverizámos todos os recordes, nunca tivemos tantas jogadoras, tantos jogadores, tantas equipas, tantos treinadores inscritos.

Em junho, pela primeira vez na história da atividade internacional, uma Seleção Nacional sénior feminina apurou-se para uma Final Europeia de 3×3, que se realizará no próximo mês de setembro.

Saliente-se os extraordinários resultados das Seleções Nacionais jovens femininas, depois do enorme sucesso dos sub20, que para além de se manter na Divisão A, igualou o melhor resultado de sempre nos Campeonatos da Europa deste escalão, não podemos deixar passar em claro a fantástica prestação da Seleção Feminina de sub18, que se sagrou vice-campeã europeia da Divisão B.

Num conjunto de iniciativas inovadoras que o basquetebol tem vindo a realizar, destaca-se a criação do novo campeonato Inter-seleções de 3×3 de sub17, que decorreu em junho na cidade de Tomar, experiência cabalmente positiva que veio para ficar e se consolidar, sublinhe-se ainda a forte e progressiva adesão das autarquias ao projeto 3×3 BasketArt.

Registe-se a conquista da maior visibilidade e notoriedade para as Ligas Betclic Feminina e Masculina, fruto da transmissão de todos os jogos através da FPBtv, transmissão de um jogo por semana na RTP, também n’A Bola TV e conseguimos que a RTP transmitisse a final da Taça de Portugal Feminina.

Este aniversário surge, portanto, num período em que o basquetebol alcança diversos objetivos, e prossegue o incentivo à cultura de valores, da cidadania, da inclusão, da solidariedade, pugnando por um ambiente salutar em todas as competições de basquetebol.

Assim, neste dia carregado de simbolismo, queremos agradecer a todos, aquelas e aqueles, atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, clubes, Associações Distritais e de Classe, profissionais da Federação que constituem a vasta família do basquetebol, que com o seu trabalho contribuem para o engrandecimento do nosso amado Desporto.”

FPB
17 AGO 2022

Mais Notícias