“Penso que temos aquilo que é preciso para sermos campeãs”

Kamilah Jackson, de regresso ao GDESSA, em entrevista à FPB

Atletas | Competições
3 FEV 2023

Reforçou de forma sonante o GDESSA Barreiro, recentemente, num regresso ao clube da margem sul do Tejo. Falamos de Kamilah Jackson, poste norte-americana de 30 anos, que se estreou no último domingo na vitória diante da Quinta dos Lombos.

Em entrevista à FPB, Kamilah, que estava na última equipa campeã pelo GDESSA, não esconde a felicidade por este retorno, mostra-se confiante nas capacidades da sua nova equipa e explica como pode acrescentar qualidade à equipa.

Como te sentiste contra a Quinta dos Lombos? Começaste em grande nível, logo com uma grande importância na vitória.
No jogo contra os Lombos senti-me bem, as minhas colegas fizeram sentir-me confortável, como se estivesse em casa. Ainda estou a trabalhar para conhecer todas as jogadas, mas as minhas colegas têm-me ajudado e dito para onde ir. Ainda sinto que posso aprender mais todo o nosso estilo de jogo, isso virá com o tempo. Também acredito que há sempre espaço para melhorias no meu e no nosso jogo!

O que achas desta equipa do GDESSA? Quais foram as primeira sensações?
Penso que temos uma boa equipa e estamos a trabalhar para sermos ótimas! Temos excelentes bases e boa presença no jogo interior, algo que eu penso que é muito importante para uma equipa.

Como se deu esta oportunidade de regresso ao basquetebol português e ao GDESSA?
Foi interessante ter a oportunidade de voltar a Portugal e ao GDESSA. Falo com várias jogadoras retiradas e atletas no ativo ao longo do ano. O GDESSA é mais do que uma família e eu disse-lhes que voltaria a jogar em Portugal antes de me retirar. A Joana Piteira contactou-me e eu pensei que esta era uma ótima oportunidade para voltar.

O que pensas que podes acrescentar à equipa? Como caracterizas a Kamilah Jackson de 2023?
O que eu posso acrescentar a esta equipa é a minha liderança e experiência. Joguei em vários países e diferentes estilos de basquetebol. Penso que também posso trazer uma grande presença no jogo interior e ser aquela peça que acalma quando as coisas estão um pouco agitadas. Descrevo-me como uma jogadora experiente, calma, que poderá ver melhor o jogo e ajudar a equipa em tudo aquilo que for preciso.

Sentes que esta equipa pode repetir a conquista da Liga de 2017, da qual fizeste parte?
Honestamente, penso que podemos repetir o sucesso de 2016-17. Esta equipa é completamente diferente, mas a Liga também o é. Ainda temos muitas que temos de trabalhar e melhorar, mas penso que temos aquilo que é preciso para sermos campeãs. Especialmente se continuarmos a trabalhar arduamente e a melhorar diariamente na prática.

Acreditas que a tua experiência pode ser decisiva para o GDESSA?
Penso que a minha experiência vai ajudar muito, o que beneficiará a confiança das jogadoras. Isso permitirá que outras jogadoras tenham oportunidade de fazer lançamentos abertos e a confiança para continuar a atirar. Joguei com diferentes tipos de atletas, portanto consigo adaptar-me facilmente e dar o meu melhor para a equipa tenha sucesso.

Quais são as melhores recordações que guardas da primeira passagem pelo GDESSA?
As minhas melhores memórias são de quando vencemos a Taça de Portugal e a Liga no mesmo ano. Só de poder segurar aqueles grandes troféus e tirar fotografias com ambos foi incrível! Muitas outras ótimas lembranças são as viagens, em que ríamos e fazíamos vídeos, com as minhas colegas a ensinarem-me português, os jantares em casa delas. Foi incrível ter pais a cozinhar para mim e eu amo esses pratos até hoje. Outra grande razão pela qual voltei foi o bacalhau (risos)! Mas, no geral, sentia-me parte de uma família e sempre bem-vinda, que é um dos maiores motivos pelos quais escolhi voltar!


Este fim de semana realizam-se os seguintes seis jogos da Liga Betclic Feminina, todos com transmissão em direto na FPBtv:

Atletas | Competições
3 FEV 2023

Mais Notícias