Portugal bate Angola e conquista “I Torneio Internacional de Matosinhos”

Equipa das quinas venceu por 92-84

Competições | FPB | Seleções
23 JUL 2021

Portugal venceu novamente no I Torneio Internacional de Matosinhos, depois de superar Angola por 92-84. A equipa das quinas venceu de igual forma este primeiro torneio da cidade de Matosinhos, já que a este triunfo somou o que conquistou diante da Eslováquia.

Ao contrário da entrada na partida com a Eslováquia, Portugal não deu hipóteses e foi logo no primeiro quarto que começou a construir a vitória diante da congénere angolana. Através de uma defesa intensa, a formação lusa aplicou um parcial de 20-16 que dava boas indicações daquilo que poderia ser o encontro. Com fluidez e boa eficácia no meio-campo ofensivo, Portugal limitou Angola a apenas 31 pontos marcados no total da primeira parte face aos 47 pontos marcados pela formação orientada por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte.

Com uma vantagem cifrada na casa das dezenas, as equipas regressaram dos balneários e voltaram a digladiar-se pela liderança da partida que Portugal ia mantendo. Apesar de nos últimos dez minutos Angola ter recuperado parte da desvantagem que tinha, Portugal nunca deixou escapar o controlo de um jogo que chegou a liderar com uma margem de 22 pontos. Na equipa das quinas importa realçar as performances de Sasa Borovnjak (16pts, 1res), Diogo Brito (14pts, 1res, 1ast, 3rb), Diogo Ventura (13pts, 3res, 5ast, 1rb) e Gonçalo Delgado (10pts, 6res, 1ast, 1rb).

No final da partida, o selecionador nacional Mário Gomes refletiu sobre a exibição da equipa das quinas, mostrando-se orgulhoso do bom trabalho dos jogadores: “Não fizemos nenhuma preparação especial para o jogo o que me deixa ainda mais satisfeito porque jogamos com base naquilo que tem sido trabalhado há duas semanas e meia. Defendemos bem, menos na reta final onde senti alguma quebra física, no entanto é normal dado que tivemos duas semanas muito duras e os jogadores ainda estão a recuperar do esforço. Conseguimos fazer algo fundamental que era sair da pressão que os angolanos iam colocar, sem deixar que nos desorganizássemos no ataque. Sabíamos que uma das chaves era sermos organizados e pacientes que acabaríamos por ter lançamentos abertos. A percentagem de dois pontos foi grande fruto do bom trabalho coletivo que proporcionou esses lançamentos. Fomos pacientes e conseguimos ter bons lançamentos, portanto estou muito satisfeito com a equipa, o seu rendimento e com todos os atletas. Sobretudo com a química que existe”, disse.

Já o capitão da Seleção Nacional, Miguel Queiroz, fez um balanço positivo daquilo que têm sido as semanas de preparação para a segunda ronda de pré-qualificação, mostrando-se satisfeito com as exibições proporcionadas no I Torneio Internacional de Matosinhos: “O balanço do torneio é muito positivo. Tivemos duas semanas intensas só a treinar, com cerca de dez treinos por semana, portanto ainda não estamos ao nosso melhor nível fisicamente, mas sendo estes os dois primeiros jogos, fica demonstrada a qualidade do trabalho que temos vindo a fazer. Termos uma Seleção jovem, com uma média de idades baixa, permite-nos ser mais agressivos defensivamente e conseguimos trazer para dentro de campo aquilo que andamos a trabalhar. Angola marcou apenas trinta pontos na primeira parte, portanto acho que isso diz muito da nossa defesa. Temos coisas a corrigir evidentemente, mas para os dois primeiros jogos depois das semanas intensas de treino, estamos de parabéns. Tenho muito orgulho nos meus colegas”, confessou.

A Seleção Nacional regressa à ação já este sábado, com um jogo de treino precisamente diante de Angola. A partida pode ser acompanha em direto e exclusivo na FPBtv, a partir das 18h30.

Competições | FPB | Seleções
23 JUL 2021

Mais Notícias