Portugal motivado para a FIBA 3×3 Europe Cup

Seleção nacional entra em competição este sábado

Seleções
9 SET 2022

Já em Graz, Áustria, a seleção nacional portuguesa de seniores femininos de 3×3 inicia este sábado uma participação inédita na FIBA 3×3 Europe Cup 2022.

A cerca de 24 horas de entrar em campo, o que marcará a primeira participação de sempre desta formação na prova, a FPB esteve à conversa com as quatros internacionais que irão escrever mais uma página do basquetebol nacional: Emília Ferreira, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Márcia Costa.

Após uma longa preparação durante o verão, que contou com a presença no Torneio Big12 e em duas etapas – Praga e Eaubonne – da Women’s Series, a equipa das Quinas contabilizou vitórias importantes: “A preparação correu muito bem, alcançámos vitorias importantíssimas sobre países que dominam a modalidade não só a nível europeu como a nível mundial (e olímpico). Conseguimos perceber em que patamar estamos e sonhar com uma boa exibição”, explica Joana Soeiro.

Laura Ferreira, a atleta portuguesa com mais pontos no ranking FIBA 3×3 com um total de 22.557, destaca a importância da participação nas etapas da Women’s Series, ao confirmar as capacidades da equipa: “Jogar contra os melhores é sempre importante para evoluir e conseguimos perceber que não estamos muito longe da qualidade das equipas de topo, que têm mais pontos”.

Ao longo do verão, a equipa das Quinas venceu a oposição de seleções como os Estados Unidos, campeões olímpicos em título, França, atuais campeãs do Mundo, ou Países Baixos, segundas classificadas da Europe Cup de 2018. “Esses jogos claramente que nos ajudaram na forma como estamos dentro de campo, como encaramos os jogos seguintes, sem termos dúvidas sobre se estaremos à altura dos nossos adversários”, assevera Márcia Costa.

“Apesar de sermos ‘novatas’ neste mundo do 3×3 em contexto europeu, as outras equipas não nos devem subestimar porque já mostrámos do que somos capazes. Ainda assim, temos ambição e queremos continuar a ganhar o nosso espaço no contexto internacional”, elabora Emília Ferreira.

Quanto aos objetivos, e tal como o selecionador nacional, Américo Santos, afirmara anteriormente, Portugal está focado.

Para Joana Soeiro: “O objetivo para este europeu é sem dúvida vencer a prova, já demonstrámos por resultados anteriores que podemos ganhar a qualquer equipa”, uma opinião partilhada por Emília Ferreira, mas que atesta: “É a primeira vez que uma seleção nacional de seniores de 3×3 participa numa prova assim, mas vamos fazer tudo ao nosso alcance para ganhar jogos e experiência”.


“Estamos à altura deste desafio, mas sabemos o quão imprevisível o 3×3 pode ser. Temos os pés assentes na terra e queremos vencer jogo a jogo”, explica Márcia Costa. Já para Laura Ferreira: “Queremos sempre dar o nosso melhor e ao fazê-lo, atingir o melhor o melhor lugar possível. É um europeu, as equipas que aqui estão são de topo e todas querem ganhar, mas acho que temos muito potencial”, conclui.

Portugal entra em competição este sábado, 10 de setembro, estando inserido no Grupo C com as atuais campeãs em título, Espanha, e com as medalhadas de prata em 2018, Países Baixos:

  • 14h50 | Países Baixos – Portugal
  • 18h30 | Espanha – Portugal

Ambas as partidas têm transmissão em sinal aberto aqui.

Seleções
9 SET 2022

Mais Notícias