Portugal vence Ucrânia no apuramento para o EuroBasket 2025!

Triunfo luso emocionante por 77-79

Atletas | Competições | Seleções
25 FEV 2024

A Seleção Nacional sénior masculina venceu a Ucrânia por 77-79, em Riga, de forma emocionante!

Este é o primeiro triunfo de Portugal no apuramento para o EuroBasket 2025. Com este resultado, e ao cabo de duas jornadas, a formação lusa ocupa um lugar de qualificação.

O duelo frente à Ucrânia teve duas parte distintas, visto que até ao intervalo a nossa Seleção controlou as operações, realizando um primeiro tempo de grande nível.

A formação lusa mostrou-se inspirada no tiro exterior, sendo que chegou a ter cinco triplos convertidos num total de seis lançamentos, e foi para o intervalo a ganhar por 32-47.

No regresso dos balneários inverteram-se os papéis, com a Ucrânia a reagir e a aplicar um parcial de 27-15 no terceiro quarto, chegando a estar mesmo na dianteira.

Os derradeiros 10 minutos foram eletrizantes, com nenhuma das equipas a descolar, pairando mesmo no ar a ideia de um prolongamento.

Nos últimos instantes, Travante Williams assumiu protagonismo, e com um lançamento certeiro de dois pontos e um roubo de bola encerrou a questão a nossa favor.

No capítulo estatístico, Portugal apontou 12 triplos e registou nove roubos de bola, sendo que no aspeto individual sobressaíram Miguel Queiroz (21pts, 5/10 2P, 2/3 3P, 5/6 LL, 6res, 1ast, 1rb) e Diogo Gameiro (12pts, 4/5 3P, 3res, 2ast, 1dl).

No rescaldo da partida, Diogo Gameiro salientou a importância deste resultado: “Foi um jogo emotivo, mas o mais importante foi a vitória. Tínhamos estado muito bem contra Israel, quase ganhámos, mas esta foi uma vitória mesmo importante para nós. Fizemos uma primeira parte incrível. Não começámos bem o terceiro quarto, mas mantivemo-nos unidos para alcançar este importante triunfo. Como no primeiro jogo contra Israel, em que nada estava perdido, hoje nada está garantido ou ganho. Foi um passo muito importante para estar no Eurobasket. É esse o nosso objetivo, vamos continuar a lutar para termos todas as vitórias possíveis”, vincou.

Já Mário Gomes, selecionador nacional, e que festeja este domingo o seu 67.º aniversário, analisou o encontro da seguinte forma: “Jogámos muito bem na primeira parte, mas muitas vezes isto acontece no basquetebol. Os jogadores entram numa certa euforia, porque está tudo a correr bem e, depois disto, é difícil reagir. Também houve mérito da Ucrânia, porque eles lutaram, mostraram que são uma boa equipa e de caráter. No final, houve uma ponta de sorte que na última quinta-feira não tivemos. Na quinta-feira saí daquele jogo com a confiança reforçada de que vamos garantir o nosso objetivo. Independentemente do resultado de hoje, ia manter o mesmo estado de espírito. Isto vai ser até ao fim. Não fazemos a mínima ideia do que se vai passar daqui a nove meses, é a parte difícil desta competição. É continuar a trabalhar com seriedade como até agora. Até há relativamente pouco tempo não conseguíamos discutir jogos com estas características contra equipas deste nível. Estamos a lutar de igual para igual, não estamos propriamente a jogar com equipas fracas”, deixou a nota.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FIBA EuroBasket (@eurobasket)

Contas feitas, a Seleção Nacional tem uma vitória e uma derrota ao cabo de duas rondas e é o terceiro classificado do grupo A. O apuramento volta a 22 de novembro, com Portugal a receber a Eslovénia, que este domingo bateu Israel por 88-79.

No final do jogo, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, não deixou de congratular o triunfo luso na Letónia: “Parabéns a todos, equipa técnica, dirigentes, apoio médico-desportivo restante staff e obviamente os nossos jogadores. Com este resultado, demos um primeiro significativo passo na direção do apuramento para o Eurobasket. Desde cedo dissemos ao que vínhamos, aqui estamos, profundamente determinados em ganhar à Ucrânia. A competitividade foi intensa, mas o vosso empenho, a vossa ambição, a vossa atitude inconfundível, estava bem patente na imagem que víamos através da RTP2. Com o coração cheio de alegria e a boa sensação do dever cumprido, é agora tempo (pouco) de saborear. Uma tranquila e descontraída viagem de regresso às vossas casas, em Portugal e Espanha”.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Atletas | Competições | Seleções
25 FEV 2024

Mais Notícias