“Pretendemos ter uma equipa profissional”

Ricardo Serrano, presidente do CB Tavira, em entrevista à FPB a propósito do 30.º aniversário do emblema algarvio

Atletas | Formação
29 SET 2022

O Clube de Basquetebol de Tavira (CB Tavira) completa 30 anos esta quinta-feira, e para assinalar a data entrevistámos o seu presidente, Ricardo Serrano.

Na hora de fazer um ponto da situação atual do CB Tavira, Ricardo Serrano afirma o seguinte: “O CB Tavira terminou a época passada com cerca de 100 atletas, o que nos deixou contentes uma vez que estávamos/estamos num tempo pós-Covid-19. A meta para este ano, em termos de atletas, é de 125 nos diversos escalões de formação, uma vez que somos um clube neste momento somente de formação, embora tenhamos um espaço de “convívio” para ex-atletas e adeptos de basquetebol poderem jogar/praticar entre si”, afirma.

O líder da coletivade algarvia aborda os preparativos para esta temporada: “A preparação desta época centrou-se em dois pilares, ou seja, dar oportunidade de os treinadores que nos acompanham há algum tempo poderem evoluir nos seus conhecimentos, e assim enviámos e suportámos os cursos de grau II a três treinadores, enviámos para formação um novo treinador, suportando uma vez mais os custos do curso de grau I, recuperámos um ex-técnico daqui do Algarve, estando neste momento a suportar diversas formações para que obtenha o número de créditos necessários para voltar a ativar a sua “carteira” de treinador. Por fim, temos um jovem formado em desporto a dinamizar/”treinar” os escalões de mini 8 e mini 10. Em resumo, os dois pilares foram aumentar a “graduação” dos nossos técnicos e aumentar o corpo técnico, uma vez que terminamos a época com cinco técnicos e começamos esta época com sete”, detalha.

Ricardo Serrano explica os desejos diretivos para 2022-23: “Esta época temos como objetivo aumentar as condições para os nossos atletas e treinadores e, claro, aumentar o número de atletas, com principal enfoque nos atletas minis. Pretendemos retomar eventos que já estavam cimentados antes da pandemia, como exemplo máximo o nosso Torneio Internacional Cidade de Tavira, que já vai na sua oitava edição, para finalizarmos em grande a atual época”, diz.

O presidente do CB Tavira elenca mais objetivos, olhando mais à frente: “As metas que pretendemos atingir, a curto-médio prazo, são criar condições para se poder ter uma equipa profissional no clube. Este passo já se iniciou, uma vez que pela primeira vez em 30 anos temos a sede do clube aberta e com horário de atendimento, através da contratação de um administrativo a part-time. Com esta contratação temos a lacuna administrativa do clube solucionada, ou assim esperamos. A médio-prazo o nosso sonho/objetivo é criar condições para que possamos contratar, nem que seja a part-time, um diretor/coordenador técnico para que haja melhores condições organizativas em termos desportivos”, refere.

Ao revisitar estes últimos 30 anos, Ricardo Serrano destaca alguns momentos importantes: “O clube, em 30 anos de história, teve momentos grandes como a sua criação/fundação, a obtenção da sua sede, fruto da luta do nosso primeiro presidente e fundador do clube. Como todos os clubes, e o nosso não é exceção, passámos por “dores de crescimento”, sendo talvez um período algo mais negro, onde o clube se fechou para dentro, isolando-se da cidade, caindo um pouco no esquecimento. Esse isolamento deveu-se a má gestão, de certa forma, problemas financeiros, que atualmente já estão ultrapassados. Neste momento, o objetivo é voltarmos a poder contar com o apoio da cidade, crescermos em termos de atletas e adeptos para fazermos crescer a modalidade na cidade de Tavira. Esse objetivo é atingido através da participação do clube em eventos da cidade, como foi a nossa participação na Feira da Juventude, no fim de semana passado, ou realizar-se eventos como o nosso torneio Cidade de Tavira, onde tivemos a componente desportiva dos diversos jogos, assim como tivemos a componente lúdica de visitas turísticas pela cidade ou ter-se um espaço reservado na nossa maravilhosa Ilha de Tavira. Isto é um resumo muito reduzido de trinta anos de Não quero terminar sem recordar que o atleta que mais se notabilizou pelo clube foi João Guerreiro, atualmente no FC Porto, que há muitos, muitos anos, começou a jogar basquetebol connosco”, finaliza.

Atletas | Formação
29 SET 2022

Mais Notícias