Primeiro workshop de estatística FIBA pós-pandemia

Ações decorreram no Barreiro e em Matosinhos

FPB
6 AGO 2022

A FPB em colaboração com a FIBA, organizou durante o mês de julho o primeiro workshop de estatística desde o início da pandemia COVID-19. O objetivo destes workshops era melhorar a qualidade dos estatísticos (certificados ou não), ajudando assim ao desenvolvimento do basquetebol numa matéria sensível, produzindo estatísticas mais confiáveis durante os jogos.

Para estas sessões inscreveram-se 66 candidatos, 17 dos quais viam a sua licença expirar este ano. A primeira fase foi realizada através de e-learning e a segunda fase, presencial, decorreu na Biblioteca Municipal do Barreiro (sábado) e no Auditório da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões (domingo). Deixamos um agradecimento às Associações de Basquetebol de Setúbal e Porto pela cedência das instalações e ajuda logística destas ações.

“É a primeira vez que fazemos este workshop presencial em Portugal depois da pandemia global. O nosso objetivo passa por renovar e refrescar as licenças caducadas dos nossos estatísticos FIBA e também uma oportunidade para novos candidatos. Este workshop ajudará na atualização relativamente às novas regras da FIBA e a melhorar o padrão de recolha da estatística nas nossas provas”, comentou o vice-presidente da FPB, Luís Veiga.

Os participantes que passaram no teste final do workshop são agora estatísticos certificados pela FIBA por um período de dois anos. O workshop foi conduzido pela Maruta Eglite, instrutora FIBA e Delegada Técnica da FIBA. O processo de certificação é inteiramente gerido pela FIBA.

Comunicado n.º 10

Workshop Estatística FIBA

FPB
6 AGO 2022

Mais Notícias