Projeto «3×3 BasketArt» com novos campos

Torre de Moncorvo e Vendas Novas inauguram campos de 3x3 nas próximas semanas

Torre de Moncorvo e Vendas Novas serão os próximos municípios a receber campos de basquetebol 3×3 BasketArt, um projeto da FPB que conta já com um campo nas Caldas da Rainha desde 2019.

O próximo dia 3 de outubro ficará marcado pela inauguração do campo de 3×3 BasketArt de Torre de Moncorvo – inicialmente marcada para 19 de Março, mas adiada por causa da pandemia do novo coronavírus -, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Para breve, mas ainda em data a definir, está também prevista a inauguração do campo de Vendas Novas.

Os municípios de Albufeira, Benavente, Esposende, Póvoa de Varzim e Sines, entre outros, também já demonstraram interesse em associar-se à FPB neste projeto e as conversações com estes municípios encontram-se, nesta altura, em estado avançado.

O 3×3 BASKETART é um projeto desenvolvido pela Federação Portuguesa de Basquetebol no quadro do seu Programa Nacional de Promoção da modalidade, que procura desafiar todos os municípios do país a constituir-se como parceiros da FPB na promoção de estilos de vida saudáveis dos seus habitantes, através da prática informal do basquetebol 3×3.

Com este projeto, apresentado e lançado aos municípios em setembro de 2018, pretende-se construir, reconverter, remodelar ou adaptar os espaços físicos adequados à instalação de um campo de basquetebol no segmento 3×3 com as dimensões mínimas de 15×11 metros e que correspondam às regras internacionais do jogo.

A FPB tem como objetivo integrar esses equipamentos num cenário de arte urbana, através do piso, de uma parede, muro ou edifício decorado por uma obra de arte, suscetível de aumentar a atratividade do projeto desportivo a desenvolver.

O primeiro campo inserido no projeto 3×3 BasketArt foi inaugurado nas Caldas da Rainha, em junho de 2019, tornando-se assim no primeiro campo em Portugal com capacidade para receber provas oficiais de basquetebol 3×3. O campo de Caldas da Rainha foi intervencionado pelo artista João Olivença.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no FacebookInstagramTwitterTikTok e YouTube.

5 SET 2020