“Queremos muito ficar na Liga Placard”

Ivo Rego, treinador da Académica/Efapel, de olhos postos no regresso à Liga Placard

Treinadores
14 SET 2020
No primeiro momento de decisão da temporada 2020/21, a Académica/Efapel levou a melhor sobre o CD Póvoa, e assim garantiu um lugar na Liga Placard, sete anos depois. Em entrevista à FPB, Ivo Rego, treinador e coordenador da secção de basquetebol dos “estudantes”, realça a forma como a sua equipa ultrapassou as dificuldades e projeta a participação na divisão maior da modalidade.
Quais são as principais razões que explicam este apuramento da Académica?
Penso que fizemos uma preparação muito detalhada do nosso adversário, com base no conhecimento adquirido na época anterior e já esta temporada. Foi uma estratégia feliz, e o mérito da execução do plano traçado vai para os jogadores. Jogámos um basquetebol inteligente e capaz, fomos sempre lúcidos, gerimos bem as partidas, do ponto de vista emocional. Contornámos a ansiedade, normal nestes tipos de decisão, e isso foi algo muito importante.A Académica teve um caso de Covid, na preparação para o apuramento, e viu-se mesmo privada de treinar. Temeu que isso tivesse uma influência decisiva nos dois jogos?
Tivemos um percalço, mas toda a equipa soube dar a melhor resposta. A infelicidade do caso positivo do Bakary colocou em causa a nossa estratégia inicial, mas a substituição atempada pelo Robert devolveu otimismo. Não foi fácil gerir tudo isto, o confinamento poderia ter criado alguns problemas, mas houve uma rápida resposta de toda a estrutura, sem esquecer a colaboração das autoridades de saúde e o comportamento exemplar da Câmara Municipal de Coimbra, com destaque para o vereador Carlos Cidade. Tivemos condições excecionais para preparar o embate frente ao CD Póvoa. Houve maturidade da estrutura, que nos ajudou a colocar em prática aquilo que planeámos na teoria. Estou muito satisfeito com o auxílio que nos foi dado.Com a presença garantida na Liga Placard, haverá ainda muitas mexidas na equipa? A Académica poderá beneficiar por já estar a trabalhar intensamente há algum tempo?
Levamos quatro semanas importantes de trabalho, algo que poderá ser benéfico na fase inicial do campeonato. Faremos alguns ajustes na equipa, esta é uma semana decisiva nesse aspeto, e por isso têm decorrido reuniões no sentido da Académica dar passos sustentados. Não queremos cometer erros do passado, o objetivo é dotar a equipa de um melhor nível competitivo. Poderemos apostar em mais um ou dois jogadores, mas isso vai depender das negociações. Pelo meio há sempre alguns contratempos, a situação do Bakary preocupa-nos e tem de ser clarificada, mas obviamente que contamos com ele. Precisamos de tomar decisões, a breve prazo, para que possamos ter uma noção mais clara daquilo que vai ser a participação da Académica na Liga.

Já está definida alguma meta para a campanha na Liga Placard 2020/21?
A meta mais realista passa pela manutenção na Liga. Haverá quatro equipas despromovidas, e por isso queremos muito ficar na Liga Placard. Queremos honrar a camisola que vestimos e batermo-nos contra todos os adversários, mas temos de ser realistas.

Treinadores
14 SET 2020
publicidade

Mais Notícias