Benfica, Esgueira, Lombos, CAB e Galitos com triunfos na Liga Betclic Feminina

Penúltima jornada da fase regular da Liga Betclic Feminina terminou este domingo

Atletas | Competições
10 MAR 2024

Na penúltima jornada da fase regular da Liga Betclic Feminina, a Quinta dos Lombos venceu o GDESSA Barreiro, resultado aproveitado pelo SL Benfica, que ao ganhar no pavilhão do líder Sportiva AZORIS HOTELS se aproximou do segundo lugar. Já o Galitos FFonseca ganhou no reduto da ACD Ferragudo e assegurou a manutenção em prova, em contraponto com o adversário algarvio e o CDEFF Hosp. Part. Madeira, que descem à 1.ª Divisão. O CAB Madeira venceu o Basquete Barcelos HMMotor, fora de portas, deixando tudo em aberto sobre qual destas equipas segue para os playoffs. No jogo que fechou o dia, o Esgueira Aveiro TRIVGLASS suplantou o Imortal TCARS.

 

O Benfica somou dois pontos (52-56) em Ponta Delgada, diante do Sportiva, que tem a liderança da fase regular garantida e que não perdia para a competição desde 29 de outubro.

Assistiu-se a um duelo que foi sinónimo de equilíbrio, com nenhuma das equipas a conseguir distanciar-se.

Prova disso, ao intervalo verificava-se uma igualdade a 28 pontos, mas no último quarto, graças a um parcial de 0-10, as “encarnadas” asseguraram o triunfo.

Keilanei Cooper, com 22 pontos, mostrou-se importante no Benfica, enquanto o Sportiva, que registou sete roubos de bola, teve em Katherine Andersen e Audrey Warren, ambas com 11 pontos, as jogadoras com mais pontaria.

Estatística completa aqui: Sportiva AZORIS HOTELS 52-56 SL Benfica

 

A Quinta dos Lombos recebeu e bateu o GDESSA Barreiro, campeão nacional, por 72-68, naquele que foi o quinto triunfo consecutivo do emblema de Carcavelos no campeonato.

As duas equipas alternaram no comando do resultado, mas as anfitriãs chegaram a dispor de 12 pontos de vantagem (52-40) no terceiro quarto.

O GDESSA recuperou e entrou com tudo nos derradeiros 10 minutos, o que se traduziu num parcial de 0-11, só que os Lombos não se ressentiram e alcançaram, no imediato, 10 pontos consecutivos.

Os Lombos ganharam a luta das tabelas (43 ressaltos contra 25 do adversário), alcançaram 18 assistências e contaram com uma grande exibição de Madelynn Utti (24 pontos e nove ressaltos).

Krystal Freeman, com 17 pontos, foi a jogadora mais concretizadora da turma da margem sul do Tejo.

Estatística completa aqui: Quinta dos Lombos 72-68 GDESSA Barreiro

A Betclic deixou a sua marca neste encontro!

 

O Esgueira bateu o Imortal por 71-53.

O primeiro tempo foi nivelado, com aveirenses e algarvias a alternarem na liderança do marcador, verificando um resultado de 35-31 ao intervalo, favorável às anfitriãs.

No regresso dos balneários, o Esgueira aplicou parciais de 19-11 e 17-11 e fechou as contas, numa partida em só falhou dois lances livres (18/20), obtendo ainda 42 ressaltos e 16 assistências. Vashti Hill (15 pontos e 12 ressaltos) deu nas vistas no Esgueira.

Sydne Wiggins (17 pontos) foi importante no Imortal, que registou 10 roubos de bola.

Estatística completa aqui: Esgueira Aveiro TRIVGLASS 71-53 Imortal TCARS

 

No Minho, o CAB impôs-se ao Barcelos por 75-85.

Bem se pode dizer que foram duas partes distintas aquelas que decorreram a norte, visto que as donas da casa controlaram as operações até ao intervalo, tendo chegado a desfrutar de uma vantagem de 10 pontos (23-13).

No segundo tempo, graças a parciais de 16-21 e 16-19, o conjunto insular avançou para um saboroso triunfo, alicerçado em 11 triplos, 18 assistências e 11 roubos de bola. A jovem Maria Lopes, de 21 anos, realizou uma exibição para mais tarde recordar, com 30 pontos, seis triplos concretizados em oito tentativas e uma valorização de 34.5.

Só mesmo Rebecca Taylor, no Barcelos, a realizar uma temporada superlativa, conseguiu uma valorização maior (37.5), com 31 pontos e 12 ressaltos. Antes do encontro, a jogadora norte-americana recebeu mais um prémio de MVP, agora de fevereiro, entregue por Elvis Évora, antigo jogador internacional português.

Estatística completa aqui: Basquete Barcelos HMMotor 75-85 CAB Madeira

 

Após sete derrotas consecutivas, o Galitos obteve um triunfo decisivo (70-78) no pavilhão do Ferragudo.

Num encontro que era muito importante para ambas as equipas, o equilíbrio imperou, sendo que nunca nenhuma das equipas teve vantagens na casa dos dois dígitos.

O conjunto algarvio chegou ao intervalo a vencer por oito pontos (43-35), mas o adversário aveirense reagiu, e com parciais de 9-19 e 18-24 resolveu a questão.

Em termos estatísticos, o Galitos conquistou 42 ressaltos, obteve seis desarmes de lançamento e beneficiou do duplo-duplo de Teresa Ada (20 pontos e 11 ressaltos).

Já o Ferragudo chegou aos nove roubos de bola e teve em Greeta Uprus (18 pontos) o seu elemento mais produtivo.

Estatística completa aqui: ACD Ferragudo 70-78 Galitos FFonseca

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Atletas | Competições
10 MAR 2024

Mais Notícias