Reunião da Direção da FPB

Direção da FPB reuniu por videoconferência

FPB
19 JUN 2021

Liderada pelo Presidente Manuel Fernandes, a Direção da FPB reuniu, por videoconferência, com a presença dos sete Vice-Presidentes. Na reunião também estiveram o Secretário-Geral, o Diretor Técnico Nacional, o Presidente do Conselho de Arbitragem e a Assessora da Direção.

Foram aprovados os critérios para atribuição de prémio de mérito desportivo aos clubes formadores, ao abrigo do nº 3 do Artigo 6º da Portaria nº 332-A/2018, de 27 de dezembro.

O Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, fez um ponto de situação da atividade, numa altura em que já foram anunciados os vencedores do Skills Challenge Portugal, as competições nacionais seniores estão já nas suas fases finais e as várias seleções nacionais (Sub-14 a Seniores, passando pelas 3×3) iniciaram ou iniciarão em breve os seus trabalhos.

O Vice-Presidente Miguel Pereira realçou que, em 2021, à exceção da Seleção Sub-16 Masculinos, todas as outras Seleções Jovens (Sub-16 Femininos e Sub-18 e Sub-20 Masculinos e Femininos) irão disputar os FIBA Youth European Challengers com equipas da Divisão A europeia, o que constituirá um importante momento de aprendizagem e experiência para todos os envolvidos, nomeadamente atletas e treinadores.

No que se refere ao Circuito Nacional 3×3, é intenção da FPB organizá-lo, ainda que num formato mais reduzido que em 2019 e um pouco mais tarde que o inicialmente previsto, também por interesse dos parceiros destas organizações: clubes, associações e municípios.

O Presidente Manuel Fernandes deu a conhecer os planos do que está previsto realizar pela FPB, em termos de acompanhamento do atleta internacional português Neemias Queta, após a sua declaração ao draft da NBA.

O Presidente do Conselho de Arbitragem fez o habitual ponto de situação do sector, realçando as nomeações internacionais recebidas pelos juízes – árbitros e comissários – portugueses. Destacou, nomeadamente, a presença da árbitra Sónia Teixeira e do Comissário Bruno Casinha no Eurobasket Feminino que está a decorrer em Espanha e França, entre 17 e 27 de junho, bem como o facto de se ter passado de um contexto em que Portugal não tinha árbitros internacionais para acompanhar todas as suas seleções jovens, para uma situação em 2021 em que existem árbitros portugueses nomeados como acompanhantes de outras seleções.

Consulte aqui as nomeações dos árbitros portugueses para os campeonatos jovens do Verão de 2021

A próxima reunião de Direção ficou agendada para 10 de Julho, em Ílhavo, por ocasião da inauguração do primeiro campo 3×3 BasketArt naquele município e no distrito de Aveiro.

FPB
19 JUN 2021

Mais Notícias