Sábado repleto de basquetebol em Benavente

Abertura oficial de campo 3x3 BasketArt na vila ribatejana marcada por muita atividade

Associações | Atletas | FPB
22 ABR 2023

A vila de Benavente engalanou-se, este sábado, para a abertura oficial do seu campo de 3×3 BasketArt, o primeiro no distrito de Santarém.

O artista João Domingos, conhecido como BIGOD, foi o autor da obra-prima, inspirada lendário trio de basquebolistas que fez parte da equipa dos Chicago Bulls, na NBA, nos anos 90, composto por Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman. O recinto situa-se na Rua Dr. António Gonçalo Sousa Dias, Valverde Campus, nas seguintes coordenadas: GPS 38°58’40.4″N 8°48’43.4″W.

Esta foi uma organização conjunta entre a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Câmara Municipal de Benavente, Associação de Basquetebol de Santarém (AB Santarém) e Associação de Jovens de Benavente.

Durante todo o dia, o recinto foi palco de muita atividade, começando por minibasquete da parte da manhã, que incluiu o Rio Maior Basket (mini 8 e mini 10), CD Amiense (mini 8), NS Cartaxo (mini 10), CDTN OAB (mini 10) e AJ Benavente (mini 8 e mini 10). Seguiu-se um concurso de triplos, cujo vencedor foi João Álvaro, e um torneio de 3×3, conquistado pela equipa “Iniciação à vida boémia”, que na final ultrapassou os “4three”. O torneio foi arbitrado por Daniel Mela e Tomás Branco.

Nota ainda para outro momento importante, com a assinatura do protocolo entre a FPB, Câmara Municipal de Benavente e AB Santarém para a criação de mais um campo 3×3 BasketArt, que também ficará a cargo de BIGOD, na freguesia de Samora Correia, pertencente ao concelho de Benavente.

Em declarações à FPB, BIGOD mostrou-se grato pelo reconhecimento do seu trabalho e disse esperar que todos desfrutem do campo. O artista, que esta semana nos concedeu uma entrevista, voltou a falar no trio mágico Jordan-Pippen-Rodman, que o inspirou para a criação do recinto, e afirmou que “tudo se torna mais fácil quando se faz aquilo de que se gosta”, revelando que a pintua no pavimento foi o maior desafio.

Da parte da Federação, João Leitão, seu vice-presidente, realçou que a FPB quer levar o basquetebol a todos os cantos do país e deixou uma palavra especial para a Associação de Jovens de Benavente.

Já Hélio Justino, vereador do desporto da Câmara Municipal de Benavente, afirmou que a ausência de um espaço exterior para a prática do basquetebol no concelho era uma lacuna que existia e revelou que a autarquia aceitou o repto lançado pela Associação de Jovens local. Hélio Justino disse esperar que este campo e o de Samora Correia possam alavancar o basquetebol na região.

O campo já se encontra registado no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos. Este campo é o primeiro da rede 3×3 BasketArt na área da Associação de Basquetebol de Santarém.

Associações | Atletas | FPB
22 ABR 2023

Mais Notícias