“São 100 anos de história e com grande presença a nível social”

Luís Carneiro, presidente do Lusitânia, em entrevista num dia especial para o clube açoriano

Atletas
24 JUN 2022

O Sport Club Lusitânia vive, esta sexta-feira, um dia muito especial ao comemorar 100 anos de existência. Luís Carneiro, presidente do agora centenário emblema de Angra do Heroísmo, falou à FPB sobre a atualidade e o futuro.

Luís Carneiro não esconde a alegria pela data: “É um ano especial na vida desta instituição. É um enorme orgulho poder dirigir o clube nesta festividade dos 100 anos. São 100 anos de história, com muitos êxitos não só na Ilha Terceira, mas em todo o arquipélago dos Açores, já com presença a nível nacional através do basquetebol. Mas acima de tudo, também são 100 anos de uma presença muito forte a nível social no contexto da nossa cidade, da nossa ilha, o que nos tornou numa referência regional”, salienta.

O dirigente vinca a importância da formação: “A aposta desta direção, apesar de ser uma honra para nós a presença na Liga Betclic Masculina e a existência de outras modalidades, é na formação, é o nosso desígnio. O futuro do clube só será sustentável se criarmos apetência e gosto nos nossos jovens, porque serão eles os atletas do amanhã, assim como os próximos presidentes, dirigentes, treinadores”, afirma.

Para Luís Carneiro, uma das metas para o futuro está bem identificada: “Queremos afirmar o Lusitânia como uma equipa competente no contexto nacional, queremos ser uma referência no nosso país”, acentua.

O presidente do Lusitânia fala de um trabalho de fundo do clube: “O nosso trabalho passa por promover a modalidade, termos todos os escalões, dar toda a qualidade de treino aos jovens. Mais importante do que a vertente desportiva, pretendemos formar pessoas que saibam ganhar e perder, que saibam lidar com a vitória e com a frustração. Fomos campeões regionais masculinos de sub14, sub16 e sub18. Na próxima época teremos setor feminino, com equipa sénior e uma equipa da formação. O trabalho para que o basquetebol se implemente ainda mais no nosso arquipélago tem de ser conjunto”, avisa.

Atletas
24 JUN 2022

Mais Notícias