Sardoal perto de acolher campo 3×3 BasketArt

Inauguração decorre este sábado (15 horas)

Associações
12 MAI 2023

É já este sábado, a partir das 15 horas, que a Associação de Basquetebol de Santarém inaugura o seu segundo campo 3×3 BasketArt, desta feita no Sardoal.

Numa organização conjunta entre a Federação Portuguesa de BasquetebolAB Santarém e Câmara Municipal de Sardoal, com o apoio da Junta de Freguesia de Sardoal e da Associação de Jovens Sardoalenses, este será o 34.ª campo 3×3 BasketArt do país.

Para saber mais sobre a importância que este espaço, localizado na Rua Rainha Santa Isabel – Tapada do Milheiriço (Coordenadas GPS: 39°32’12.6″N 8°09’46.9″W – aqui), terá para a localidade e a sua população, a FPB falou com Adriano Martins, presidente da Associação de Jovens do Sardoal.

Como surgiu esta hipótese de um campo 3×3 BasketArt no Sardoal?

Já era algo muito desejado no Sardoal, até mesmo porque no ringue onde surgiu este campo de 3×3, antigamente, havia duas tabelas de basquetebol, que com o uso se foram degradando. Tirando isso nunca houve, até agora, tabelas ou campos ao ar livre para podermos jogar, até mesmo porque este tipo de basquetebol, para treinar, pode ser feito individualmente, o que é uma mais-valia para os nossos jovens que, sozinhos, acabavam por não usar o ringue. A ideia do primeiro campo 3×3 surgiu em conversa com Pedro Rosa, elemento da Câmara Municipal do Sardoal, e assim juntou-se o útil ao agradável. Podemos oferecer aos nossos jovens condições para usufruir de outras modalidades desportivas.

Qual é a importância deste momento para a vila?

A meu ver é bastante importante, é um marco bom para o Sardoal e para a sua oferta desportiva (temos também a decorrer, no próximo domingo, a inauguração do Centro de Cycling do Sardoal). É mais um momento de união para os nossos jovens e mais um espaço onde podem desenvolver as suas capacidades desportivas.

Quais foram os maiores desafios na pintura do campo? Como decorreu o processo?

Na pintura, os maiores desafios foram alguns elementos da parte central do desenho que exigiram um pouco mais de técnica. Felizmente foram superados, dado o facto de sermos uma equipa dinâmica e orientada para a resolução de problemas.

Como foi a adesão ao concurso lançado por vós? Qual a foi a ideia que acabou por ganhar o concurso?

A adesão foi um bocadinho inferior ao expectável, tendo em conta o facto de haver um prémio bastante atrativo. A ideia que acabou por ganhar o concurso foi a do Martim Lopes e o concurso teve como júri um representante da AJS (Associação de Jovens do Sardoal), que fui eu, Pedro Rosa (autarquia do Sardoal) e Miguel Alves (presidente da Junta de Freguesia do Sardoal). A ideia do Martim foi a vencedora, tendo em conta a facilidade na execução, o apelo da mesma ao Sardoal e o facto de se integrar melhor no campo.

Podes falar-nos um pouco sobre a Associação à qual preside? Ainda para mais tratando-se de uma zona do interior do país, este grupo de jovens assume um papel ainda mais importante?

É sempre difícil de responder a esta pergunta. Eu já faço parte da Estímulo – Associação de Jovens do Sardoal desde 2015 (oficialmente), e desde essa altura que faço parte da direção da mesma, havendo apenas um mandato em que fui vice-presidente. Não tão oficial, sinto que sempre fiz parte da AJS, e é este o sentimento que tento incutir aos jovens aqui no Sardoal. A AJS sempre foi um conjunto de amigos e o estatuto associativo era um meio para podermos realizar alguns sonhos ou ideias que tínhamos, bem mais fácil do que por nome próprio e também para proporcionar ao Sardoal e aos seus habitantes boas experiências, desde workshops (fotografia, auto-defesa, etc), encontros de bulldogs franceses, “Festival Estímulo”, que conta com mais uma edição este ano, festejos da Páscoa, noites temáticas, algumas atividades de cariz solidário, etc. Em relação ao fator interior, eu acredito muito neste amor que sinto pelo Sardoal e gosto imenso da minha terra, portanto para mim este desafio foi sempre irrecusável, tanto que tenho um papel bastante ativo não só na AJS, mas como noutra Associação do Sardoal (Filarmónica União Sardoalense), na Assembleia Municipal, da qual sou deputado pelo PSD, e também no Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos”, clube onde joguei futebol durante muitos anos. Isto tudo leva aos dias de hoje e a esta relação com a AJS e com os nossos jovens. É minha missão tentar que eles voltem sempre a casa e que tenham motivos para voltar. Sinto que temos um papel importante porque criamos espírito de entreajuda nos nossos jovens, damos sentido de responsabilidade pelas atividades que desenvolvemos e lutamos sempre para que possamos voltar ao nosso Sardoal e nos sintamos bem.

A FPB também esteve à conversa com Martim Lopes, o jovem que criou o design do campo e que venceu um concurso lançado pela Associação de Jovens Sardoalenses.

“A sensação é boa e gostei muito pois adoro basquetebol. Inspirei-me no símbolo do Sardoal – o lagarto – e vendo emblemas de clubes de basquetebol famosos. Ao longo do tempo fui desenhando cada vez mais até chegar ao conceito final, também com as ideias que a minha família me deu”, explicou o artista.

Associações
12 MAI 2023

Mais Notícias