Seleção Nacional: a uma vitória do sonho de chegar ao EuroBasket 2025
Portugal lutou até ao último segundo frente à Eslovénia (83-82). O EuroBasket 2025 está no horizonte.
Seleção Nacional Masculina | Seleções
25 NOV 2024
Que luta enorme de Portugal frente à Eslovénia. Foi por um ponto apenas. Depois da histórica vitória da passada sexta-feira, o coletivo das quinas provou que é capaz de disputar jogos com qualquer equipa de topo, e foi isso que voltou a acontecer hoje (25 de novembro) na Arena Bonifika. Literalmente até ao último segundo. Uma exibição de luxo de Portugal, num encontro que podia ter caído para qualquer um dos lados. Resultado final: 83-82, mas fica na retina a grande prestação desta equipa lusa. Falta portanto uma vitória para assegurar um lugar no EuroBasket 2025 e até pode nem ser necessária, caso a Ucrânia não ganhe mais que um jogo.
Mas vamos ao relato do encontro:
Como seria de esperar, os eslovenos não quiseram repetir a primeira parte do jogo em Almada e fecharam os primeiros dez minutos com 24-17 no marcador, depois de uma bomba de três pontos de Vladyslav Voytso a 30 segundos do final a dar algum oxigénio ao coletivo luso para o segundo quarto, com Portugal a precisar de responder à altura. E assim foi.
Com confiança, André Cruz entrou em jogo e marcou 13 pontos, catapultando Portugal para dez minutos de luxo. Um parcial de 20-32 foi silenciando os adeptos da Eslovénia, perante o poderio ofensivo e a vontade lusa em contornar o marcador, dando mesmo a volta ao jogo a um minuto do intervalo (Travante Williams no contra-ataque para ficar 44-45). Mais dois lances-livres do capitão Miguel Queiroz e dois pontos de Anthony da Silva, os eslovenos (espantosamente) falham dois lançamentos livres do outro lado e resultado ao intervalo: 44-49 para os comandados de Mário Gomes.
O regresso dos balneários viu um curto ascendente da equipa da casa, a precisar de ganhar, claro, mas Portugal fez o que lhe competia. Segurou o jogo, manteve a eficácia no ataque e só a um minuto do fim do quarto a Eslovénia empata a partida (61-61). A Seleção reage bem, com um triplo de Francisco Amarante a puxar novamente a equipa para a frente, e chega aos dez minutos finais a vencer 66-68.
E, por fim, o quarto final. Que luta enorme de Portugal. A Eslovénia empata o jogo somente a 1’28 do término do encontro (81-81), mas só chega à liderança nos últimos segundos, com dois lances-livres de Klemen Prepelic. Travante Williams ainda teve lançamento, mas nem todas entram, e “esta” não entrou.
Ver esta publicação no Instagram
Resultado final, 83-82, sem que nada apague a exibição de luxo deste coletivo luso. O capitão Miguel Queiroz voltou a ser fundamental, ele que se destacou na janela de fevereiro. Um duplo-duplo de 13 pontos e 13 ressaltos com 25 de valorizaçao. Travante Williams foi o melhor marcador luso, com 17 pontos.
A próxima janela de qualificação vai ter lugar em fevereiro, com dois jogos, frente an Israel (20), fora, e frente à Ucrânia, dia 22, em Matosinhos. Uma vitória é suficiente para assegurar um lugar no EuroBasket 2025 e até pode nem ser necessária, caso a Ucrânia não ganhe mais que um jogo. O futuro é promissor para esta Seleção.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.