Seleção sénior vence torneio

O triunfo da Seleção sénior portuguesa sobre as sub-20 da Holanda por 75-61, valeu à equipa principal a vitória no torneio internacional de Braga.

Competições | Seleções
14 JUN 2015

As Sub-20 portuguesas acabaram por ser segundas classificadas, menos um ponto no cesto-average, acabando por ser a Holanda a 3ª classificada. No último jogo da competição, Portugal foi sempre melhor, resistiu sempre às tentativas de aproximação no marcador por parte das holandesas e mostrou competência para gerir vantagens e matar o jogo sem perder de vista o objetivo principal.

 

Portugal entrou melhor no jogo (4-0), mas os primeiros 10 minutos foram marcados por empates e alternância no comando do marcador, mas Portugal foi quase sempre melhor (21-18). Uma superioridade que se acentuou, com a Seleção Nacional a chegar a uma vantagem de dois dígitos (29-19) logo no arranque do 2º período.

 

Paulatinamente a equipa holandesa foi-se aproximando no resultado, e já bem perto do descanso eram apenas quatro pontos que separavam as duas seleções (39-35). Mas foram as comandadas de Ricardo Vasconcelos a terminar melhor o 1º tempo, parcial de 6-0, que foram capazes de repor a diferença pontual na casa das dezenas (45-35).

 

No recomeço da etapa complementar, a equipa holandesa procurou reagir, na tentativa de dar a volta ao resultado. A meio do 3º período a diferença baixou até aos três pontos (51-48), mas de imediato o conjunto nacional cortou o bom momento do adversário. A 4.30 minutos do final do quarto, Portugal vencia por cinco de diferença (55-50), e a sua boa defesa, não sofreu mais pontos até final do período, fez com que a vantagem pontual voltasse a ser de dez pontos (60-50).

 

A equipa nacional chegou à vantagem máxima no encontro (64-53), mas depois esteve quase quatro minutos sem conseguir fazer pontos. Valeu o seu bom desempenho defensivo, uma vez que a seca de pontos não se traduziu numa aproximação perigosa por parte do adversário no marcador, sendo que o melhor que conseguiu a Holanda foi estar a 9 pontos de distância.

 

Mérito para a equipa portuguesa na forma como conseguiu gerir e manter estável a diferença pontual, nunca permitindo que as holandesas aspirassem a discutir a vitória no jogo. Os minutos finais foram dominados pela equipa sénior portuguesa, que ao aumentar a vantagem pontual (75-61) garantiu o 1º lugar no torneio.

 

Apesar de as três equipas terem terminado com uma vitória, o cesto-average foi favorável à equipa sénior portuguesa, 3 pontos positivos, mais um do que as sub-20 portuguesas que assim terminaram no 2º lugar.

 

Portugal não esteve eficaz a lançar de três pontos (2/12 – 16.7%), mas bem melhor de curta e média distância (51.1%). Mas foi a defesa que marcou a diferença neste encontro, com as atletas portuguesas a roubarem 14 bolas durante o encontro, e a provocarem 25 perdas de bola ao ataque holandês.

 

Maria Correia, com 21 pontos, foi a melhor marcadora do jogo, seguida depois por Jessica Almeida, autora de 16 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos. Lavinia Silva que ficou perto de registar um duplo-duplo (10 pontos e 8 ressaltos).

Competições | Seleções
14 JUN 2015

Mais Notícias