Seniores motivadas para embate com a Estónia

Ricardo Vasconcelos, selecionador nancional, e Sofia da Silva, capitã, abordam o encontro

Seleções
10 NOV 2021

É no CDC Matosinhos que Portugal inicia a sua caminhada rumo ao Women’s EuroBasket 2023. Dia 11 de novembro, quinta-feira, pelas 18h30, a seleção nacional de seniores femininos mede forças com a Estónia, um encontro com entrada livre e transmissão “aberta” na FPBtv.

Para Ricardo Vasconcelos, selecionador nacional, o grupo encontra-se bem e comprometido com o objetivo: “Estamos satisfeitos com a vontade e o desempenho das atletas. O grupo é alargado o que permite ações de repouso e ação mais coordenadas e equilibrado, o que é importante para quem vai jogar dois jogos num curto espaço de tempo e jogou no fim de semana passado”, explicou.

O técnico ressalva que “há sempre aquele nervoso miudinho”, mas explica: “Querem que a bola vá ao ar rapidamente porque todas têm noção das dificuldades que vamos encontrar e a vontade de as conseguir superar. Estão cada vez mais experientes nesse aspeto e sentimos que atacam estes momentos com mais serenidade”.

Quanto ao adversário, Ricardo Vasconcelos constata que não vai ser um jogo fácil para a equipa das quinas: “É uma equipa muito física, aposta mais nos extremos do que nos postes e joga um basquetebol muito aberto em que qualquer jogadora pode chegar ao ataque e lançar. Onde podemos sentir mais dificuldades será no jogo físico, procuram muito o contacto e são duras nas questões defensivas”, explana.

Sofia da Silva, capitã da seleção, destaca o estágio realizado pela equipa no Japão durante o verão: “O estágio no Japão deu para assimilar algumas ideias que queremos aplicar nos próximos jogos e acho que a equipa veio mais concentrada e preparada.”

“Não podemos estar sempre na expectativa. Já provámos que podemos competir com qualquer equipa, agora temos de provar que podemos ganhar”, afirma a experiente poste lusa.

A Estónia é um adversário que Portugal conhece bem, tendo conseguido triunfar em sete dos nove jogos realizados, e Sofia da Silva espera que o resultado se repita: “Já tivemos jogos de treino com elas há alguns anos e na altura foi possível vencer, espero que consigamos o mesmo resultado”, conclui.

Seleções
10 NOV 2021

Mais Notícias