Benfica e GDESSA lutam pelo pódio
Laura Ferreira e Jennifer Nonato abordaram o encontro da 16.ª jornada da Liga Skoiy
Competições | FPB
15 JAN 2021
O SL Benfica recebe, este domingo pelas 11 horas, o GDESSA Barreiro na 16.ª jornada da Liga Skoiy, num jogo com transmissão FPBtv e n’A Bola TV.
A FPB falou com Laura Ferreira, atleta das “encarnadas”, e Jennifer Nonato, poste do GDESSA, para antever o encontro deste fim-de-semana entre duas equipas separadas por apenas um ponto.
As “águias” atravessam um momento menos positivo para o campeonato, tendo sofrido duas derrotas consecutivas na Liga Skoiy – conseguiram uma vitória entre os dois jogos, mas a contar para a Taça de Portugal. “Acho que estamos numa má fase. Tivemos alguns dias de folga no Natal, o que nos quebrou um pouco o ritmo em que estávamos, mas temos que dar a volta. Trabalhar mais, continuar de cabeça erguida para estas derrotas não se repitam”, afirma Laura Ferreira.
Apesar das dificuldades recentes, o Benfica tem mostrado uma capacidade ofensiva de louvar, sendo o melhor ataque da competição. A internacional portuguesa acredita que muito se deve à força do seu cinco inicial: “Temos um cinco muito forte. Eu e a [Joana] Soeiro jogámos muito tempo juntas e sabemos o que cada uma faz. A [Mariana] Carvalho também tem ajudado, é muito eficaz de triplo, muito experiente apesar da idade. E as nossas postes estão a perceber o que queremos”.
Focando no seu adversário desta semana para a Liga Skoiy, o GDESSA – antiga equipa de Laura Ferreira antes de ter rumado aos Estados Unidos – a extremo considera que se trata de um conjunto muito experiente e com várias opções defensivas: “Elas têm jogadoras muito experientes, com muitos anos de liga. Também têm um jogo interior muito forte. Elas mudam muito defensivamente, de uma zona 3-2 para homem-a-homem”, acrescentando que a vitória passará pelo seu trabalho defensivo: “Temos que nos focar na defesa. Não pensar tanto no GDESSA, apesar de serem boas e serem concorrentes ao título, mas focarmo-nos na nossa defesa”.
Jennifer Nonato chegou este ano a Portugal para reforçar o jogo interior da equipa do Barreiro. Numa época que tem tido altos e baixos, acredita que estão a entrar num bom momento: “Tivemos que estar em quarentena porque uma das nossas jogadoras testou positivo, mas estamos a recuperar, acho que nos estamos a encontrar novamente”.
“O principal problema é o ataque delas”, afirma Nonato. “São a equipa com o melhor ataque e isso exige que tenhamos a melhor defesa. Temos que defender cada jogadora no seu perfil”.
Defesa parece ser a palavra de ordem para este embate, e a atleta brasileira considera que esse se trata de um dos pontos fortes da equipa da margem sul do rio Tejo: “Acho que a nossa defesa tem sido muito boa. O mais importante é não desistirmos, independentemente de estarmos estamos a dois pontos ou a doze de distância, nós vamos atrás da mesma forma”.
Quanto ao jogo frente às encarnadas, a internacional brasileira mostra que conhece bem o adversário e que estão prontas para o jogo: “Temos que ser fortes e defender todas. Elas têm uma poste muito forte e temos de lhe prestar atenção, defender na penetração, e ter cuidado com os lançamentos da Laura”.