Sportiva vs. Lombos encabeça 21.ª jornada da Liga Skoiy
Vânia Sengo e Beatriz Polici projetaram o jogo
Competições
6 MAR 2021
O União Sportiva recebe este domingo, pelas 15h30, a Quinta dos Lombos naquele que é o jogo grande da Liga Skoiy da 21.ª jornada. Apesar das diferentes posições na tabela classificativa, o equilíbrio é grande com as duas equipas a partilharem o mesmo número de vitórias. A FPB falou com a Vânia Sengo e a jovem Beatriz Polici que projetaram o encontro que conta com transmissão na FPBtv.
Na formação visitante, a internacional pelas seleções jovens nacionais, Beatriz Polici, acredita que a equipa está concentrada em encontrar novamente o caminho dos tirunfos na deslocação aos Açores: “Perdemos três dos últimos cinco jogos, portanto a equipa está focada no nosso grande objetivo que é vencer, estamos a trabalhar bem nos treinos e estamos preparadas para o jogo nos Açores. Temos de entrar concentradas e unidas para conseguirmos ganhar”, referiu.
Na análise ao Sportiva, a jogadora de 18 anos considera que as açorianas são adversárias à altura, mas tem a lição bem estudada para o embate com as insulares: “O Sportiva é uma boa equipa, mas temos boas hipóteses de vencer o jogo. Acima de tudo temos de jogar em equipa, defender bem e ser forte no ressalto. Elas são forte coletivamente, com jogadoras muito capazes no um para um e claro que têm lançadoras letais. Globalmente são uma equipa equilibrada”, atesta.
No ano de estreia na Liga Skoiy, Polici aproveitou e analisou a temporada que está a protagonizar: “É muito gratificante e motivador estar a jogar na Liga, a partilhar as quatro linhas com as melhores jogadoras do país e com algumas das minhas referências no basquetebol. Jogar profissionalmente sempre foi o que quis fazer e espero agarrar esta oportunidade o melhor possível”, conclui.
Na equipa da casa, Vânia Sengo quer fazer melhor do que no encontro da primeira volta e arrancar o triunfo caseiro: “O modo de preparação deste jogo, não foge à forma como preparamos todos os jogos que temos vindo a realizar até agora. Estamos focadas em trabalhar e melhorar os pontos que correram menos bem no primeiro jogo com os Lombos, sabendo que a concentração, entrega e vontade de ganhar tem de estar sempre connosco”, explica.
Na análise às adversárias, a jogadora mais eficaz do campeonato, não tem dúvidas quanto às mais valias dos Lombos: “É uma equipa que tem jogadoras com características físicas muito interessantes o que lhes permite ser uma equipa rápida, forte defensivamente e que luta sempre muito nas tabelas”, certifica.
No entender da moçambicana, o jogo vai depender da regularidade exibicional apresentada por ambas as formações: “A primeira coisa a ser feita é tentar cumprir ao máximo o plano de jogo que foi trabalhado ao longo de toda a semana, acompanhado da concentração do início ao fim do jogo. Ambas as equipas querem ganhar, a consistência também é, na minha opinião, um ponto-chave para a vitória de uma das equipas”, finaliza.