Final4 da Taça de Portugal 2019/20 arranca esta quarta-feira

Multiusos de Odivelas é o palco da prova

Competições | FPB
6 OUT 2020

FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC conquistaram o direito de estarem presentes na Final Four da 71.ª edição da Taça de Portugal. A fase final da prova rainha do basquetebol português não se chegou a realizar na temporada que passou, mas vai agora servir de rampa de lançamento para a nova temporada, no setor masculino. Com transmissão televisiva assegurada – a FPBtv fica encarregue das meias-finais desta quarta-feira e a RTP2 da final na quinta-feira – a Final Four da Taça arranca precisamente com um dos duelos mais emblemáticos do basquetebol português.

FC Porto e SL Benfica têm encontro marcado às 15h00 e, pelas declarações do base norte-americano dos azuis e brancos, Brad Tinsley, a vontade de regressar à competição é muita: “Diria que nos sentimos mais motivados do que ansiosos. Todos adoramos jogar basquetebol, por isso é com enorme alegria que o voltamos a fazer. Tivemos alguns jogos de pré-época para nos prepararmos e penso que nos vamos apresentar a bom nível como equipa, tanto física como mentalmente. Muitos dos jogadores já disputaram fases finais, por isso acho que vão ser dois bons dias para o basquetebol português. Tenho a sorte de ter ganho cinco troféus desde que cheguei ao FC Porto. Nós, como atletas, vivemos para estes momentos, para ganhar títulos”, referiu em declarações ao site do clube.

Do outro lado encontra-se o SL Benfica, que terá pela frente o eterno rival, bem como o atual detentor da competição. A formação da Luz teve uma preparação atribulada devido aos casos de COVID-19 presentes no plantel, mas nem por isso o “porta-voz” encarnado, Tomás Barroso, deixa de acreditar na ambição da equipa: “Uma equipa muito condicionada por causa da COVID-19? Sim. Uma equipa no topo das suas condições físicas e competitivas? Não. Mas uma equipa que quando veste o equipamento do Benfica e coloca a águia ao peito é para dar 100 por cento, sejam quais forem as condições. Não fugimos às nossas responsabilidades. A nossa responsabilidade é estar na Taça de Portugal, vamos estar a representar o Benfica e a dar os 100 por cento”, explicou o capitão das águias à BTV.

Na outra meia-final, agendada para as 18h00, Sporting CP e Vitória SC medem forças para tentarem garantir um lugar na final de quinta-feira (19h00, RTP2). O norte-americano Travante Williams falou aos meios de comunicação do clube e deixou bem claro que o seu desejo é levar a Taça de Portugal para Alvalade, mas sem desvalorizar o adversário minhoto: “Queremos jogar ao máximo, como fazemos normalmente. O nosso foco está em trabalhar no duro. Temos o nosso treinador de volta. Quando for tempo de jogar, vamos dar o nosso melhor. Conhecendo o Vitória SC dos anos em que estou aqui, são uma equipa muito competitiva que joga no máximo. Têm sempre jogadores que dão luta e são muito bons na defesa. Não tenho a Taça de Portugal no meu currículo. Estamos a trabalhar em equipa para alcançar esse objetivo”, confessou.

Por sua vez, o base do Vitória SC, “Litos” Cardoso, que já conta com uma Taça no currículo, não deixou de apontar os pontos em que os leões são mais fortes, salvaguardando a evolução do Vitória SC ao longo destas semanas de preparação: “O Sporting é uma equipa muito completa, agressiva, muito forte defensivamente. Também têm vontade de ganhar e também mantiveram praticamente a mesma equipa. No entanto, estamos bem preparados, demos sempre o máximo em todos os treinos e sentimos que temos esse caráter lutador. Cada semana que passa fomos melhorando. A ambição está centrada nesta competição que é a Final Four da Taça de Portugal. Temos adaptado bem os três novos reforços já que a base da equipa continua praticamente a mesma, assim como a filosofia do treinador. Gostamos de trabalhar para estar nestas fases decisivas onde se ganham títulos. Vamos jogar como se fosse o último jogo da nossa carreira”, vincou o jovem base dos vimaranenses.

Com 22 títulos conquistados, o SL Benfica é a equipa que mais Taças de Portugal apresenta no palmarés, seguido do FC Porto, que à Taça conquistada em 2019 junta mais 14 triunfos na prova rainha do basquetebol nacional. O Sporting CP já levantou a Taça por cinco ocasiões, sendo que a última delas foi em 1980. O Vitória SC também já tem o seu nome inscrito entre os vencedores, depois das conquistas alcançadas em 2007/08 e 2012/13.

As meias-finais, agendadas para as 15h00 e 18h00 desta quarta-feira, podem ser acompanhadas na nova app da FPBtv, ou em www.fpbtv.pt. A final de quinta-feira (19h00) terá transmissão em direto e exclusivo na RTP2.

Competições | FPB
6 OUT 2020

Mais Notícias