Taça Federação Betclic em números

Competição começa esta sexta-feira

Competições
18 JAN 2023

Está cada vez mais próximo o início da Taça Federação Betclic, prova que marca a programação do basquetebol nacional feminino entre os dias 20 e 22 de janeiro.

De acordo com o regulamento da competição, os oito primeiros classificados da Liga Betclic Feminina no final da primeira volta garantem o apuramento para participar no evento. Assim, SL BenficaGDESSA BarreiroEsgueira Aveiro TRIVGLASSSportiva AZORISHOTELSCAB MadeiraImortal TcarsQuinta dos Lombos e Galitos Cl. Dr. Semblano asseguraram um lugar na competição.

Com 16 vitórias em outros tantos jogos na Liga Betclic Feminina, o SL Benfica chega a esta competição como detentor em título do troféu e vencedor da primeira prova da época, a Supertaça MetroNumbers. As “águias” são o melhor ataque da competição com 1134 pontos, uma média de 70.9 por jogo, e a melhor defesa com 850 pontos sofridos, uma média de 53.1.

Atualmente na segunda posição da Liga Betclic Feminina, o Sportiva AZORISHOTELS baseia bastante do seu jogo no lançamento exterior sendo a segunda equipa com mais lançamentos de três pontos tentados (354) e a 5.ª com melhor eficácia (35.2%). O conjunto açoriano também se destaca na luta das tabelas e apresenta a segunda melhor marca nos ressaltos defensivos com um total de 466.

O GDESSA Barreiro apresenta-se como uma equipa com elevadas taxas de concretização. É o terceiro melhor em percentagem de lançamentos concretizados (41.8%), a segunda nos lançamentos de dois pontos (57.6%) e a quarta melhor em tentativas de três pontos (32.3%). Também mostra os seus pergaminhos na defesa com a segunda melhor marca nos roubos de bola (163).

Semi-finalistas na última edição da competição, o Esgueira Aveiro TRIVGLASS está em evidência pelas recuperações de bola que conseguiu até ao momento. O emblema de Aveiro contabiliza um total de 189 roubos de bola por jogo, sendo a melhor equipa da Liga Betclic Feminina nesta categoria.

A Quinta dos Lombos chega a esta competição na quinta posição e numa sequência de seis vitórias consecutivas para a Liga Betclic Feminina e Taça de Portugal Skoiy. O conjunto lisboeta, que acolhe os jogos decisivos (meias-finais e final), é o quarto melhor ataque do campeonato com uma média de 63.1 pontos por jogo e a equipa que mais ressaltos conquista com 42 por jogo.

Recém-chegadas à Liga Betclic Feminina, o Imortal TCars segue na sexta posição da tabela classificativa e tem encontro marcado com o GDESSA Barreiro nos quartos-de-final. O emblema algarvio tem mostrado a sua força na luta das tabelas – segunda melhor com 671 ressaltos conquistados – e a eficácia da linha de lance livre, apresentando-se como a equipa que mais vezes é chamada e a segunda com melhor eficácia nesses lançamentos (78.4%).

Proveniente da Madeira, o CAB Madeira é apenas a segunda equipa que se pode orgulhar de já ter vencido a Taça Federação Betclic em mais que uma ocasião (2010, 2013 e 2015). A formação insular é a segunda mais eficaz nos lançamentos exteriores (33.2%), ainda que seja a quinta com menos tentativas (304). Importa mencionar também que é a mais eficaz nos lançamentos livres com 78.6% de eficácia.

A oitava equipa que vai marcar presença da 13.ª edição da Taça Federação Betclic é o Galitos Cl. Dr. Semblano. O conjunto de Aveiro é o que menos lançamentos efetua, mas a segunda que mais concretiza (42.4%) apenas atrás do Benfica. Os desarmes de lançamento também são um fator estatístico importante e com 32 “abafos”, é a quarta melhor no campeonato.

Competições
18 JAN 2023

Mais Notícias