Tarde de inauguração de campo 3×3 BasketArt em Sardoal

Vila do distrito de Santarém dá passo importante na evolução da modalidade na região

Associações | FPB
13 MAI 2023

Decorreu este sábado à tarde, em Sardoal, vila do distrito de Santarém, a inauguração do seu campo de 3×3 BasketArt, situado na Rua Rainha Santa Isabel – Tapada do Milheiriço (Coordenadas GPS: 39°32’12.6″N 8°09’46.9″W – aqui).

O recinto é da autoria de Martim Lopes, jovem local de 14 anos, que ganhou um concurso lançado pela Estímulo – Associação de Jovens do Sardoal (AJS), grupo que depois executou a pintura.

A população de Sardoal não faltou à chamada e compareceu no novo campo, com muita animação e vários praticantes.

Este recinto ganha uma grande importância, reconhecida pelos mais variados agentes, por se tratar de uma vila sem prática oficial de basquetebol. Um cenário que deverá mudar na próxima época, visto que o Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos” de Sardoal, atualmente apenas com secção de futebol masculino e feminino, deverá apostar no minibasquete.

A FPBtv marcou presença e ouviu vários dos protagonistas. Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, pretende que a juventude “saia à rua”: “Queremos que os nossos jovens se sintam bem, para que possam sair de casa, praticar desporto. A FPB está de parabéns também, quero agradecer-lhe. Quisemos envolver vários parceiros, como a Junta de Freguesia, a AJS  e os “Os Lagartos”. Não tínhamos este tipo de equipamentos, mas agora temos este campo e um pavilhão que inaugurámos esta semana”, afirmou.

Por seu turno, Miguel Alves, presidente da Junta de Freguesia de Sardoal, foi a voz da satisfação: “Quando nos lançaram este desafios, dissemos imediatamente que sim. Este espaço é nosso. Há muito que desejávamos aqui uma tabela de basquetebol. Queremos que os jovens pratiquem a modalidade, também ao ar livre”, vincou.

Para a Associação de Basquetebol de Santarém (AB Santarém), que viu ser inaugurado o seu segundo campo de 3×3 BasketArt, depois de Benavente, vive-se uma boa fase, segundo o seu presidente, Luís Sousa: “Após Benavente, agora o Sardoal, e brevemente em Rio Maior e Almeirim. Estamos a viver um bom momento basquetebolístico. Estes campos são importantes para aumentar a prática da modalidade, esperamos que os clubes consigam captar praticantes”, deixou o desejo.

Do lado da Federação Portuguesa de Basquetebol, Rui Dias, seu vice-presidente, enalteceu a importância deste projeto: “Este é um dos propósitos do 3×3 BasketArt, estimular a prática do basquetebol em sítios mais improváveis. A partir daí, queremos ver o inícios de novos projetos. A AB Santarém, a autarquia e a freguesia querem iniciar um projeto de basquetebol aqui”, disse.

Quanto à AJS, o seu líder, Adriano Martins, afirmou esperar que este recinto impulsione o Sardoal: “É um momento importante para a vila e para a nossa Associação. Queremos mais atividade em Sardoal. Queremos que o desporto também “puxe” pela nossa terra. Pelo espírito associativo, lançámos o concurso para a criação do campo”, revelou.

Nélson Alves, vice-presidente do GDR “Os Lagartos” de Sardoal, abordou o tiro de partida para uma nova era: “Fomos convidados pela autarquia a arrancar com o basquetebol. Vamos fazer de tudo para que possamos iniciar a modalidade. É o início dos inícios. Esta infra-estrutura permite que os nossos jovens, que gostam de basquetebol, iniciem a prática”, destacou.

Um dos grandes artífices do campo é Martim Lopes, que criou o desenho do campo, e que nos explicou o mesmo: “Gostei muito de ver o campo, não pensei que o desenho fosse tão bom. Pensei num lagarto para representar o Sardoal e na bola de basquetebol em chamas pensei em logos famosos de clubes”, disse.

O campos já se encontra registado no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos.

Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do país a constituírem-se como parceiros da Federação Portuguesa de Basquetebol na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

 

Nota: Fotografias de Paulo Sousa/CMS

 

(em atualização)

Associações | FPB
13 MAI 2023

Mais Notícias