Terceira a uma vitória da Liga
O Terceira Basket adiantou-se ainda mais na meia-final do campeonato da Proliga, pois somou novo triunfo diante do CD Póvoa (2-0), e por números muito semelhantes ao do primeiro jogo.
Competições
8 MAI 2011
A equipa açoriana fica a uma vitória da final da prova e consequente subida ao escalão principal da modalidade. Quanto aos poveiros, voltaram a realizar um grande encontro em termos ofensivos. Bastará que corrijam algumas coisas menos boas em termos defensivos para poderem continuar a discutir a eliminatória.
Na primeira parte o domínio foi repartido, e de uma forma bastante evidente. Melhor o Terceira no 1º quarto (30-14), a disparar autenticamente no marcador, e quando parecia que os insulares iriam embalar para um triunfo fácil, o conjunto da Póvoa de Varzim respondeu com um tremendo 2º período (38-21). Trinta e oito pontos num período é um registo fantástico em termos ofensivos, que teve o condão de recolocar os poveiros na discussão do resultado, que inclusivamente terminaram na frente os primeiros 20 minutos do jogo (52-51).O descanso fez bem á equipa da casa, já que lhe permitiu recompor-se da avalanche ofensiva do adversário, para passar novamente para a frente durante os primeiros 10 minutos da etapa complementar (80-72).No quarto de todas as decisões o conjunto nortenho bem tentou repetir o feito do final da 1ª parte, mas sem sucesso. Desta feita os comandados de Rui Fonseca saberiam guardar com sucesso a vantagem trazida para os momentos finais do encontro.Os norte-americanos da equipa açoriana, Durrel Nevels (21 pontos, 15 ressaltos, 3 assistências, 2 desarmes de lançamento e 1 roubo de bola), MVP do jogo com 34.5 de valorização, e Nathan Bowie (28 pontos, 6 assistências, 3 ressaltos e 3 roubos de bola), voltaram a ser as principais referências ofensivas da formação terceirense, com Frederico Tavares (25 pontos, 3 ressaltos e 2 roubos de bola) a ser o Joker deste jogo.Nem o facto de terem contado com o melhor marcador do encontro, o base Nuno Oliveira que contabilizou 32 pontos, 6 assistências e 4 roubos de bola, para além de ter provocado 11 faltas, conseguiu evitar novo desaire. Quem também repetiu a boa exibição do 1º jogo, foi o norte-americano Anthony Jr, autor de um duplo-duplo (21 pontos e 10 ressaltos).