Portugal estreia-se no EuroBasket Sub20 Feminino frente à campeã da edição anterior
A competição decorre de 2 a 10 de agosto

Seleções Jovens
2 AGO 2025
Teve início este sábado, em Matosinhos, o FIBA U20 Women’s EuroBasket 2025, com Portugal a defrontar a seleção de França no jogo de abertura do Grupo B. O resultado acabou por sorrir às francesas, com um desfecho de 50-91.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, as comandadas de José Araújo beneficiaram do apoio do público da casa e entraram motivadas, com grande energia nos primeiros minutos. O principal destaque da primeira metade foi Ana Pinheiro, autora de 15 dos 25 pontos de Portugal antes do intervalo. A jogadora demonstrou eficácia ofensiva e liderança dentro de campo, contribuindo de forma clara para manter o equilíbrio inicial (13-19 e 12-21 nos dois primeiros parciais).
Já na segunda parte, a seleção portuguesa
voltou a mostrar ambição, assinando o seu melhor parcial ofensivo da tarde (16 pontos). No entanto, a formação gaulesa respondeu com elevada eficácia e registou também o seu melhor registo no jogo (30 pontos no terceiro quarto), aumentando a vantagem no marcador para 29 pontos à entrada dos últimos dez minutos.
Apesar da diferença pontual, Portugal manteve-se combativo até ao fim, sem nunca abdicar da sua identidade competitiva, com o último parcial do encontro a ficar 9-21. O resultado final (50-91) confirmou a vitória francesa naquele que foi o primeiro de três jogos da fase de grupos. Recorde-se que, independentemente do registo de vitórias e derrotas nesta fase da competição, o primeiro jogo após a fase de grupos é o que irá decidir se as atletas portuguesas vão ficar no grupo das oito melhores seleções europeias neste escalão ou se vão disputar do 9.º ao 16.º lugar na classificação.
Em termos individuais, Ana Pinheiro destacou-se na formação portuguesa, terminando a partida com 16 pontos, três ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, somando 16 de valorização.
Portugal volta a entrar em campo já este domingo, às 18h00, para defrontar a Alemanha, naquele que será o segundo encontro da fase de grupos. A partida terá lugar novamente no CDC de Matosinhos, com transmissão em direto no canal oficial da FIBA.
É possível assistir à transmissão em direto de todos os jogos no canal de YouTube oficial da FIBA.
Durante o dia realizaram-se os seguintes jogos:
Neste primeiro jogo no CDC Matosinhos destacou-se como MVP da partida Daniele Paunksnyte com 17 pontos, nove ressaltos, três assistências e um roubo de bola (21val).
Na partida de abertura em Guifões a atleta Mia-Elle Lieverst destacou-se com uma valorização de 27 pontos (27pts, 3res, 3ast,2rb).
Com uma valorização de 28 pontos, Mariana Mata sobressaiu neste jogo (22pts, 10res, 3ast, 1rb).
Elif Istanbulluoglu dominou a partida com 30 pontos, 16 ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola que culminaram numa valorização de 32 pontos.
A Suécia conquistou a primeira vitória na competição frente à Islândia após uma exibição sólida de Tiffany Barbosa, que registou 15 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e cinco roubos de bola (23 valorização).
A Seleção da Eslovénia superou a Alemanha no seu primeiro jogo na competição. Zoja Stirn foi a MVP da partida com 14 pontos, três ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (14 val.)
Na última partida do dia, Karolina Ulan destacou-se com 20 pontos, um ressalto, uma assistência e dois roubos de bola resultando numa valorização de 20 pontos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.