Uma carreira universitária para mais tarde recordar

Neemias Queta brilhou nos três anos em que vestiu a camisola de Utah State

Atletas
25 JUL 2021

Neemias Queta poderá ser o primeiro português na NBA, mas a poucos dias de poder ouvir o seu nome ser chamado na cerimónia do draft, o poste português já conta com um vasto leque de conquistas na sua carreira.

Além do célebre Campeonato da Europa (Div.B) conquistado ao serviço da Seleção Nacional de Sub20 masculinos, em Matosinhos, Neemias pode orgulhar-se de uma carreira universitária ímpar no que diz respeito a títulos conquistados ao serviço dos Utah State Aggies, bem como os destaques individuais que foi conseguindo ao longo das suas três temporadas na NCAA.

Logo na temporada de estreia na conferência Mountain West, Neemias foi considerado o “rookie” do ano, obtendo o galardão de “Mountain West Freshman of the Year”. Nessa mesma temporada de 2018/19, Queta foi considerado o “Mountain West Defensive Player of the Year”, integrou a segunda melhor equipa da conferência e foi um dos eleitos para o cinco ideal do torneio da conferência. Neemias foi ainda capaz de estabelecer um novo recorde de temporada para número de desarmes conseguidos numa só época, elevando a marca para 84 desarmes de lançamento. Para coroar este ano de estreia, Neemias Queta e os “Aggies” sagraram-se campeões da fase regular e conquistaram o torneio da conferência, título que valeu ao português a primeira presença no Torneio da NCAA.

Na segunda temporada ao serviço dos Aggies, Neemias voltou a mostrar todo o seu potencial e integrou novamente a segunda equipa ideal da conferência Mountain West, assim como a equipa defensiva do ano. Pelo segundo ano consecutivo, mesmo com a pandemia a estragar o sonho de qualquer atleta universitário, Utah State garantiria presença no torneio NCAA depois de conquistar novamente o torneio da conferência Mountain West.

No terceiro e último ano no campeonato universitário norte-americano, Queta voltou a dar que falar. Além de pertencer ao cinco ideal de Mountain West e de ser o jogador defensivo do ano pela segunda vez na carreira, Neemias voltou a integrar a equipa defensiva da conferência. Contudo, o português viria a quebrar os próprios recordes ao tornar-se no jogador com mais desarmes de lançamento na história de Utah State com um total de 219. A época 2020/21 foi também o ano onde o jovem poste luso estabeleceu novo recorde pessoal com 97 desarmes de lançamento contabilizados.

No entanto, Neemias não se evidenciou apenas na sua conferência. Os números do poste não passaram despercebidos e além das distinções enumeradas, Queta foi distinguido pelo Bleacher Report como o “National Defensive Player of the Year”, mereceu uma menção honrosa por parte da Associated Press, esteve entre o lote restrito de quatro finalistas para arrecadar o “Naismith Defensive Player of the Year Finalist” (galardão que coroa o melhor defensor de todo o basquetebol universitário norte-americano), e ainda foi um de dez semifinalistas do Kareem Abdul-Jabbar Award, prémio destinado aos melhores postes da NCAA.

Em três temporadas de NCAA o jovem de 22 anos escreveu o seu nome na história da Universidade que o formou, Utah State, deixando igualmente o seu nome entre a elite do basquetebol universitário norte-americano.

Atletas
25 JUL 2021

Mais Notícias