O que é o Draft da NBA?

Evento vai decorrer entre 29 e 30 de julho

FPB
24 JUL 2021

O poste português Neemias Queta está a cinco dias de marcar presença no NBA Draft 2021, um evento mediático que terá transmissão em Portugal.

O Draft é um evento no qual as equipas da National Basketball Association selecionam jogadores, universitários ou internacionais, que se declaram como elegíveis e desejam entrar na liga norte-americana.

Durante a madrugada de 29 para 30 de julho, as 30 equipas que compõem a NBA vão escolher 60 atletas, de entre todos os que se declararam elegíveis, para integrarem os seus quadros. A ordem de seleção é determinada pelo registo da equipa na época transata, sendo que a ordem das quatro primeiras escolhas é sorteada entre as quatro piores equipas temporada anterior. Após esse processo de sorteio, as restantes equipas são ordenadas em ordem inversa ao seu registo – quanto melhor a época, mais tarde será a sua vez de escolher.

Cada equipa tem cinco minutos para escolher o jogador que considera que melhor se encaixa no seu plano e que tem mais potencial. Na segunda ronda o intervalo temporal passa para apenas dois minutos entre seleção.

Em 2019, Neemias Queta declarou-se ao Draft pela primeira vez, após uma época de “freshman” – primeiro ano da faculdade – em que se destacou ao serviço de Utah State. O internacional jovem por Portugal participou no Combine – treinos organizados pela NBA para se analisarem os vários candidatos – e treinou com algumas equipas, mantendo sempre o seu direito de regressar à universidade, o que acabou por acontecer.

Afetado pela lesão sofrida no joelho no verão de 2019, Queta recuperou ao longo da temporada 2019/20, e em 2020/21 voltou a mostrar todo o seu talento, ao colecionar inúmeros prémios coletivos e individuais, culminando numa nova elegibilidade ao Draft. O poste assinou com a agência BDA Sports, o que o impede de voltar para a universidade, mas já marcou já presença no Combine, onde se destacou novamente, tanto a nível individual como coletivo, e participou em vários treinos privados com equipas da Liga.

FPB
24 JUL 2021

Mais Notícias