Artigos da Federaçãooo

FPB e Clubes da Liga Betclic Masculina reunidos em Tomar

A Federação Portuguesa de Basquetebol e os clubes da Liga Betclic Masculina reuniram este sábado de manhã, em Tomar, para fazer um balanço da temporada que findou e apresentar a época 2023/24.

A reunião contou com a adesão de praticamente todos os clubes, com a exceção do SC Lusitânia, e respetivas associações e começou por apresentar um resumo da temporada 2022/23, feito pelo Diretor de Competições, Gil Cruz. Depois do balanço daquilo que foi a competição durante a época que terminou, iniciou-se a apresentação da próxima temporada. A preparação da época 2023/24 começou com a amostra das equipas participantes, saudando-se as subidas de AD Galomar e Portimonense SC. A calendarização da próxima temporada foi um dos temas visados, sendo que na primeira parte reservada para intervenções dos clubes, o CP Esgueira usou da palavra tal como a AD Ovarense, entre outros clubes que também manifestaram as suas opiniões relativas ao desfecho da edição 22/23 Liga Masculina, bem como as preocupações para a próxima época.

Seguiu-se a apresentação da comunicação da FPB, que destacou as boas práticas apresentadas pelos clubes, sensibilizando os mesmos, assim como as associações, para a contínua aposta no setor da comunicação com vista ao incremento da audiência digital em torno do basquetebol português. Logo depois foi introduzida a apresentação do Marketing e a promoção que foi feita durante o ano desportivo, particularmente as ativações que foram levadas a cabo ao longo de toda a temporada.

A arbitragem foi o tópico que se seguiu, momento em que foram expostos vários dados acerca do funcionamento da mesma, assim como uma breve análise à demografia da arbitragem portuguesa e seus desafios mais prementes. Em seguida, o projeto Valorizar foi detalhadamente analisado, nomeadamente os dados e estatísticas da temporada 2022/23.

Seguindo-se as apresentações previstas na ordem de trabalhos, houve novamente espaço para os clubes e associações usarem novamente da palavra, que ficou maioritariamente a cargo dos representantes dos clubes. Além das temáticas supramencionadas, a possível introdução de um sexto atleta de nacionalidade estrangeira no campeonato foi também um tema que originou debate e partilha de opiniões entre os intervenientes.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, encerrou a reunião com o discurso de positividade em relação à forma salutar como o basquetebol deve ser visto pelo público em geral, apelando às boas práticas e à ética desportiva que sempre foram características pelas quais a FPB zelou. A fechar, o presidente federativo reforçou o trabalho que deve ser promovido por todos em prol do desenvolvimento da modalidade, fazendo votos de uma boa temporada 2023/24 a todos os presentes.


SL Benfica recebe troféu de campeão

O Sport Lisboa e Benfica recebeu, esta quinta-feira, o troféu de campeão da Liga Betclic Masculina.

A comitiva dos “encarnados”, composta pelo diretor João Nuno Crespo e pelo atleta Tomás Barroso, deslocou-se até à sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, em Lisboa, e o capitão das “águias” e internacional português recebeu o troféu das mãos do presidente da FPB, Manuel Fernandes.

O SL Benfica venceu o bicampeonato depois de uma vitória na final da Liga Betclic Masculina sobre o Sporting CP por 3-1.


“O basquetebol, em Portugal, continua a subir”

Foram constantes as presenças de figuras de relevo do nosso basquetebol durante a final dos playoffs da Liga Betclic Masculina, entre Sporting CP e SL Benfica.

No Pavilhão João Rocha, a FPBtv teve a oportunidade de falar com um trio histórico da modalidade, ligado ao inesquecível nono lugar da Seleção Nacional masculina no EuroBasket 2007: Valentyn Melnychuk (selecionador da altura), Sérgio Ramos (atual treinador-adjunto da Seleção Nacional masculina) e Philipe da Silva (atual treinador-adjunto do Nanterre 92.

As entrevistas encontram-se abaixo:


Comunicado

Divulga-se comunicado da Federação Portuguesa de Basquetebol:

“A Federação Portuguesa de Basquetebol tem desenvolvido um esforço significativo para o desenvolvimento da Liga Portuguesa de Basquetebol, Liga BETCLIC, investindo no aumento do prestígio da modalidade e da competição, na angariação de um patrocinador com reconhecida visibilidade e capacidade financeira e nos apoios disponibilizados aos clubes participantes na competição.

Concluído o último jogo do play-off da Liga BETCLIC que consagrou o Sport Lisboa e Benfica como campeão nacional da época 2022/2023, a Federação Portuguesa de Basquetebol considera que todos os objetivos delineados para a sua competição mais relevante foram integralmente cumpridos.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, saudando o Sport Lisboa e Benfica como campeão nacional, congratula-se pelo ambiente de grande desportivismo em que decorreu a Liga BETCLIC, salientando o último jogo do play-off em que o público de ambas as equipas e todos os agentes desportivos tiveram durante e após o jogo um comportamento eticamente irrepreensível.

Relativamente à ausência dos agentes desportivos do Sport Lisboa e Benfica na cerimónia de entrega dos prémios de campeão nacional, a Federação Portuguesa de Basquetebol repudia e condena veementemente tal comportamento, considerando que atenta contra os princípios da ética desportiva que a Federação Portuguesa de Basquetebol se tem esforçado por ver generalizado e valorizado na prática da modalidade, manchando de forma grave a imagem do Basquetebol.

Sem prejuízo das consequências disciplinares previstas nos regulamentos para a recusa de participação na cerimónia de entrega de prémios por parte do Sport Lisboa e Benfica, a Federação Portuguesa de Basquetebol reserva-se o direito de tomar todas as medidas ao seu alcance para garantir que tais comportamentos não se repitam no basquetebol e que a modalidade continue a ser um exemplo de ética desportiva.”


Benfica conquista Liga Betclic Masculina!

O SL Benfica conquistou a Liga Betclic Masculina 2022-23 após vencer, por 101-85, o Sporting CP, no quarto jogo da final dos playoffs.

Num primeiro quarto marcado pelo equilíbrio entre ambos os emblemas, os “leões” mostraram maior acerto e entraram para o quarto seguinte a vencer por 28-23. As “águias” reagiram e deram a volta ao resultado antes do intervalo, por intermédio de Toney Douglas.

O terceiro quarto foi marcado por um ascendente inicial do conjunto “encarnado”, mas os comandados de Pedro Nuno Monteiro responderam e deram a volta ao marcador, com Travante Williams a aparecer em grande plano.

A emoção estava guardada para os minutos finais, com as duas equipas a procurarem o triunfo. O Benfica conseguiu distanciar-se e controlou as investidas “leoninas” até final, consumando um parcial de 32-15 no derradeiro quarto.

Em termos estatísticos, o Benfica obteve 61% de eficácia (22/36) da linha de dois pontos, apontou 14 triplos e alcançou 25 assistências, tendo Toney Douglas (25pts, 6/9 2P, 4/8 3P, 3res, 10ast, 4rb), João “Betinho” Gomes (23pts, 5/7 3P, 4/5 LL, 2res, 2ast, 1dl), Ivan Almeida (19pts, 3/5 2P, 4/4 LL, 2res, 3ast, 1rb) e Aaron Broussard (13pts, 5/10 2P, 6res, 5ast, 1rb, 1dl) como principais figuras.

Quanto ao Sporting, mais forte na luta das tabelas (44 ressaltos contra 36 do adversário) e protagonista de 12 triplos, Travante Williams (17pts, 5/5 LL, 6res, 3ast, 3rb), Diogo Ventura (16pts, 4/7 3P, 2res, 5ast, 2rb), Eddy Polanco (16pts, 4/8 3P, 3res, 2ast), Joshua Patton (14pts, 6/12 2P, 10res, 2ast, 1rb, 2dl) e Marcus LoVett Jr (12pts, 4/8 2P, 4/5 LL, 2res, 4ast) sobressaíram pelas suas cores.

Contas feitas, o Benfica acabou por aplicar um resultado de três triunfos contra uma derrota nesta final. Este é o 29.º Campeonato Nacional masculino conquistado pelo clube da Luz.

Toney Douglas, base norte-americano dos “encarnados”, destacou-se como MVP da final, com realce para médias de 17 pontos e 6.3 assistências por jogo, sem esquecer 46.7% de eficácia da linha de três pontos.


Dérbi capital na final da Liga Betclic Masculina (este domingo, 19h)

A final da Liga Betclic Masculina regressa este domingo (19h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2), com o Sporting CP e o SL Benfica a medirem forças no quarto jogo da série, novamente no Pavilhão João Rocha.

Depois do triunfo “encarnado” na última sexta-feira, por 101-57, o Benfica ficou a um triunfo de alcançar o bicampeonato. Os “leões” estão “obrigados” a ganhar para levar a questão para a “negra” (15 de junho, 18h), no Pavilhão Fidelidade.

Na antevisão de mais um dérbi, Norberto Alves, treinador das “águias”, em declarações prestadas aos meios de comunicação do clube, disse esperar que a sua equipa volte a repetir alguns dos aspetos positivos do jogo anterior: “Temos que voltar a estar muito concentrados e coesos, seguir à risca o nosso plano de jogo. Os nossos jogadores foram fantásticos na sexta-feira, temos que manter este nível defensivo. Foi a defesa que nos aguentou nos primeiros momentos. Há que voltar a não nos perturbarmos com a rotação do Sporting”, analisou.

Nesta última partida, no Benfica, realce para as exibições de Aaron Broussard (21pts, 10res, 2ast), Toney Douglas (16pts, 4/6 3P, 3res, 3ast, 1rb), Makram Ben Romdhane (13pts, 3/3 2P, 6res, 3ast, 1rb), José Silva (13pts, 3/4 2P, 1res, 1rb) e Ivan Almeida (11pts, 2/2 3P, 4res, 2ast, 1dl).

Por seu turno, no Sporting, sobressaíram Diogo Ventura (12pts, 1res, 4ast, 1rb) e Marcus LoVett Jr (11pts, 1res, 2ast, 2rb).

Recordamos que nos dois primeiros jogos, na Luz, o Benfica começou por vencer (85-84), a que se seguiu a resposta leonina, com um triunfo por 93-87.

(em atualização)


Benfica triunfa frente ao Sporting e fica a uma vitória do título nacional

O SL Benfica venceu (101-57) na deslocação ao Pavilhão João Rocha, diante do Sporting CP, no terceiro jogo da final da Liga Betclic Masculina, e está a uma vitória de conquistar o bicampeonato.

O Sporting até entrou bem no jogo, com um parcial de 4-0, e o Benfica demorou quase quatro minutos a pontuar pela primeira vez, mas a partir daí não mais os “encarnados” voltaram a passar por sobressaltos.

Após uma igualdade a 17 pontos no final do primeiro quarto, a “águia” começou a fugir no marcador, e ao intervalo já vencia por 48-34.

No regresso dos balneários, a toada manteve-se, e o Benfica avançou para um avanço confortável e improvável à entrada para este jogo.

Com parciais de 26-11 e 27-12, os campeões nacionais terminaram com um avanço de 44 pontos, muito construído em torno de 57% de eficácia (16/28) da linha de três pontos, sem esquecer 44 ressaltos e assistências.

No capítulo individual, nos “encarnados”, realce para as exibições de Aaron Broussard (21pts, 10res, 2ast), Toney Douglas (16pts, 4/6 3P, 3res, 3ast, 1rb), Makram Ben Romdhane (13pts, 3/3 2P, 6res, 3ast, 1rb), José Silva (13pts, 3/4 2P, 1res, 1rb) e Ivan Almeida (11pts, 2/2 3P, 4res, 2ast, 1dl).

Por seu turno, no Sporting, sobressaíram Diogo Ventura (12pts, 1res, 4ast, 1rb) e Marcus LoVett Jr (11pts, 1res, 2ast, 2rb).

A final regressa este domingo, com mais um jogo no reduto “verde e branco”, agendado para as 19 horas (transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2).


Sporting triunfa e empata a final da Liga Betclic Masculina

O Sporting CP venceu (93-87) na deslocação ao Pavilhão Fidelidade e empatou a final da Liga Betclic Masculina com o SL Benfica.

Com as “águias” a liderar a final após o triunfo no primeiro encontro, os “leões” depressa mostraram que procuravam empatar a eliminatória e entraram melhor. Contudo, a resposta “encarnada” não demorou a chegar, em parte liderara por João “Betinho” Gomes que apontou 9 rápidos pontos, e concluído o primeiro quarto era a equipa da casa que seguia na frente por 25-21.

No segundo período a toada foi semelhante, com a formação comandada por Pedro Nuno Monteiro a dar a volta ao resultado, mas a permitir a reação dos homens de Norberto Alves, que ao intervalo seguiam na frente por 48-39.

O descanso fez bem ao emblema de Alvalade. Com maior eficácia no plano ofensivo, e outra intensidade defensiva, o Sporting conseguiu um parcial de 27-12 e deu a volta ao marcador, entrando para os dez minutos finais a vencer por 66-60.

A emoção não abrandou dentro ou fora de campo, com o Benfica a conseguir recuperar a liderança por alguns minutos, mas o conjunto “leonino” mostrou sangue-frio nos momentos decisivos. Os 10 roubos de bola, acompanhados dos 18 pontos marcados após turnovers adversários, permitiu aos “verdes-e-brancos” segurar a diferença e festejar um importante triunfo na luta pelo título.

Travante Williams (21pts, 4res, 7ast, 2rb,1dl), Marcus Lovett Jr (21pts, 8res, 5ast, 2rb), Eddy Polanco (15pts, 2res, 1rb), Isaiah Armwood (12pts, 6res, 1ast, 2rb) e Joshua Patton (10pts, 7res, 1ast) comandaram os “leões”, enquanto Toney Douglas (21pts, 2res, 5ast) foi o mais esclarecido nas “águias”, acompanhado por Ivan Almeida (17pts, 5res, 2ast, 1rb), Terrell Carter II (12pts, 8res, 5ast, 1rb, 1dl), João “Betinho” Gomes (11pts, 7res, 1ast) e James Ellisor (10pts, 1res).

O terceiro jogo decorre esta sexta-feira, dia 9, pelas 19 horas, no Pavilhão João Rocha.

 


Data de possível “negra” da final da Liga Betclic Masculina foi reagendada

A data do jogo 5 da final da Liga Betclic Masculina, que opõe o SL Benfica ao Sporting CP, caso venha a realizar-se, foi reagendada para 15 de junho, às 18 horas.

O Pavilhão Fidelidade vai ser o palco deste eventual encontro.


Final da Liga Betclic Masculina regressa esta terça-feira

Esta terça-feira (19h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2) volta a haver dérbi entre SL Benfica e Sporting CP.

Este é o segundo jogo da final da Liga Betclic Masculina, depois do emocionante triunfo dos “encarnados”, na primeira partida, por 85-84.

Recordamos que no jogo inaugural da final, Aaron Broussard (23pts, 6res, 4ast, 2rb), Ivan Almeida (20pts, 5res, 1rb), Terrell Carter II (11pts, 4res, 2ast, 2dl) e Toney Douglas (6pts, 9res, 7ast, 1rb) estiveram em grande plano no Benfica, enquanto Marcus Lovett Jr. (20pts, 5res, 4ast, 1rb), Joshua Patton (20pts, 11res, 1rb, 1dl), Eddy Polanco (20pts, 10res, 1ast) e Travante Williams (12pts, 5res, 2ast, 1eb, 1dl) lideraram o Sporting.

Em caso de nova vitória, as “águias” ficam a um sucesso de alcançar o bicampeonato, enquanto os “leões” procuram ganhar na Luz e resolver a questão no Pavilhão João Rocha.

Em declarações prestadas à BTV, canal televisivo oficial do Benfica, o seu treinador, Norberto Alves, salientou que “o Sporting está a jogar bem e que se encontra muito confiante”, apelando ainda para que o público volte a encher as bancadas do Pavilhão Fidelidade. Já Aaron Broussard, base do emblema da Luz, disse esperar “outro jogo difícil”. O jogador norte-americano referiu ainda que o Benfica reconheceu os erros cometidos este domingo.

Do lado sportinguista, Pedro Nuno Monteiro, treinador dos “verde e brancos”, em antevisão feita ao site oficial do clube, mostrou-se otimista: “Acredito na minha equipa e nos meus jogadores. Mostrámos que somos uma equipa com fibra e carácter, que não desiste, e que consegue viver com as adversidades. Demos uma boa imagem do Sporting”, vincou.


Benfica entra com vitória emocionante na final da Liga Betclic Masculina

O SL Benfica recebeu e venceu o Sporting CP por 85-84 no primeiro jogo da final da Liga Betclic Masculina. Numa partida decidida perto do soar da buzina, Aaron Broussard, dos “encarnados” assumiu o papel de “herói” ao marcar o cesto da vitória a escassos segundos do final.

Um embate que se antevia como equilibrado, os minutos iniciais foram marcados pelas igualdades sucessivas, mas com o passar do tempo a equipa da casa começou a crescer e, a meio do segundo período, vencia por 12 pontos (41-29). Contudo, os “leões” começaram a crescer e deram a volta ao resultado, com André Cruz a assumir papel determinante ao marcar o 48-47 a um segundo do intervalo.

O intervalo fez bem aos comandados de Norberto Alves, que voltaram a assumir as rédeas do jogo e se distanciaram no decorrer do terceiro quarto, chegando a vencer por 11 pontos. O terceiro e quarto períodos foram marcados pelas mudanças na distância entre os dois emblemas, com o Benfica a chegar aos dez pontos de vantagem em três ocasiões, mas a permitir sempre a reação da formação liderada por Pedro Nuno Monteiro.

A emoção estava guardada para os instantes finais quando Eddy Polanco marcou quatro pontos consecutivos e deu a liderança ao Sporting a três segundos do final. Com posse de bola para a vitória, Toney Douglas passou a Aaron Broussard, que marcou e levou ao rubro o Pavilhão Fidelidade ao dar a primeira vitória da final da Liga Betclic Masculina ao Benfica.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Broussard (23pts, 6res, 4ast, 2rb), Ivan Almeida (20pts, 5res, 1rb), Terrell Carter II (11pts, 4res, 2ast, 2dl) e Toney Douglas (6pts, 9res, 7ast, 1rb) estiveram em grande plano nas “águias”, enquanto Marcus Lovett Jr. (20pts, 5res, 4ast, 1rb), Joshua Patton (20pts, 11res, 1rb, 1dl), Eddy Polanco (20pts, 10res, 1ast) e Travante Williams (12pts, 5res, 2ast, 1eb, 1dl) lideraram os “leões”.


Protagonistas anteveem final inédita

Está quase a chegar a inédita final da Liga Betclic Masculina, entre SL Benfica e Sporting CP, que vai ser disputada à melhor de cinco jogos.

A primeira partida está agendada para este domingo (19 horas, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e na RTP2).

Na antevisão destes aguardados dérbis, do lado dos “encarnados”, o nosso canal ouviu Luís Catarino, treinador-adjunto, e o atleta José Barbosa.

No vídeo que podem ver abaixo, Luís Catarino não esconde o caráter especial desta final, alerta para a qualidade dos “leões”, foi o porta-voz da ambição das “águias” e prognosticou equilíbrio. Por seu turno, José Barbosa realçou que ambos os rivais se encontram confiantes, não fugiu à importância do fator casa e realçou a envolvência em torno de jogos deste tipo.

Já do lado “leonino”, o técnico, Pedro Nuno Monteiro afirmou, em declarações aos canais oficiais do Sporting, que a equipa está segura: “Estamos confiantes e estivemos sempre. Normalmente, estivemos bem nos momentos decisivos e as meias-finais destes play-offs foram a imagem disso. A equipa está bem, confiante e tem agora um novo desafio”.

O treinador do conjunto de Alvalade afirmou que a sua equipa nunca foi considerada favorita à entrada para os momentos de decisão, mas que fez “sempre o que tinha de fazer”. “Não éramos favoritos a ganhar a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos e ganhámos. O favoritismo que atribuem ao SL Benfica é um problema que será deles. Temos de contestar isso, trabalhar e dar o nosso máximo para ganhar o troféu”, elabora.

Esta semana recordámos os caminhos de Benfica e Sporting até esta final, olhámos para os percursos de Norberto Alves e Pedro Nuno Monteiro, treinadores de “águias” e “leões”, respetivamente, e olhámos para os destaques individuais e coletivos de cada uma das formações lisboetas.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.