Artigos da Federaçãooo

Rússia embala para a terceira vitória consecutiva e garante Mundial

No Challenger de sub16 femininos, que decorre em Matosinhos, a Rússia obteve a terceira vitória consecutiva, sobre a Polónia, por 65-58, e com o triunfo da Eslovénia diante de Portugal assegurou o segundo lugar do grupo e a presença no Mundial de sub17 do próximo ano.

A partida revelou-se bastante equilibrada, e a prova disso é a igualdade (31-31) registada ao intervalo, com a formação russa a garantir o triunfo graças a parciais de 15-11 e 19-16.

A Rússia cavou distâncias na luta das tabelas (42-19 em ressaltos), com predominância para o ressalto ofensivo (21-1), a contrapor com o seu maior número de turnovers (21-11).

Olesia Galenko, do lado russo, foi a melhor jogadora em campo (19pts, 6res, 2ast, 2rb, 1dl).

No segundo jogo do dia, a Bélgica superou a República Checa por 76-53, naquele que foi o regresso do conjunto belga aos bons resultados.

Após um primeiro quarto com pouca eficácia de parte a parte, a Bélgica aplicou parciais de 20-15, 27-16 e 20-17, resolvendo a questão, num embate em que pelas suas cores sobressaiu Louann Battiston (25pts, 2res, 2ast, 3rb).


Bélgica e Eslovénia entram a vencer no Challenger de Matosinhos

No jogo de abertura do Challenger, a seleção belga venceu a congénere polaca por 71-63, num encontro com incerteza no marcador até aos últimos segundos.

A equipa polaca entrou a todo o gás com um parcial de 12-1 a colocar em sentido o seu adversário. A formação belga reagiu e encetou uma recuperação de destaque ao terminar o primeiro período com uma sequência de 18-4.

No segundo quarto a Polónia respondeu na mesma moeda e conseguiu recuperar a liderança, mas não sem antes da Bélgica se aproximar da dianteira do marcador. Contudo, ao intervalo o marcador assinalava 37-31 favorável às atletas polacas.

Após o recolher aos balneários, a equipa belga iniciou a sua recuperação ao final. Após um terceiro quarto onde conseguiu reduzir a desvantagem, nos dez minutos finais a seleção da Bélgica impôs um ritmo mais elevado e aproveitou o contra-ataque (15 pontos marcados contra os 7 polacos) para chegar a um parcial de 19-8 que colocou um ponto final na disputa.

Pelas 18 horas foi altura de Eslovénia e Rússia se encontrarem em mais um encontro de ritmo elevado.

Atual 6.ª classificada do ranking FIBA, a formação russa partia como uma teórica favorita frente a um adversário que se encontra na 36.ª posição dessa mesma escala. No entanto, a equipa eslovena entrou focada e determinada a lutar pelo triunfo.

Os dez minutos iniciais foram pautados pelo equilíbrio de parte a parte, com as duas formações a trocarem lideranças de forma constante e a Eslovénia a sair por cima pela margem mínima (15-14). A toada continuou no segundo quarto, com a seleção russa a ter muita dificuldade em defender o jogo interior adversário (22 pontos contra 34 marcados pelas eslovenas).

No regresso dos balneários o conjunto russo tentou a aproximação e chegou à diferença mínima (39-38) a meio do terceiro período, mas Eslovénia voltou a fugir com o resultado e, apesar das iniciativas adversárias, festejou o triunfo no final por 66-60.

 


Sub16 femininos continuam preparação para o challenger

Inserido no último estágio da seleção nacional de sub16 femininos, com vista à preparação para o Challenger da categoria, a realizar de 9 a 14 de agosto em Matosinhos, as comandadas de Mariyana Kostourkova realizaram dois jogos de treino frente à formação do AD Vagos.

Com os resultados de 50-49 e 65-54, favoráveis à equipa aveirense, estes foram os últimos encontros de preparação realizados pela equipa de sub16 femininos, que vai continuar em estágio até dia 7 de agosto, antes de começar a sua participação no Challenger.

Portugal vai acolher o Grupo C da competição, que contará com a presença das seleções da Rússia, República Checa, Polónia, Bélgica e Eslovénia.


Sub16 Femininos já preparam o Challenger de Matosinhos

A seleção nacional de sub-16 femininos iniciou hoje o primeiro estágio de preparação para o Challenger Europeu, marcado de 9 a 14 de agosto, em Matosinhos.

Para esta primeira fase de preparação, Maryana Kostourkova e os seus adjuntos, João Janeiro e André Janicas, chamaram as seguintes atletas:

Ana Pinheiro | SC Braga

Andrea Chiquemba | CB Queluz

Anita Pereira | ACDE Diogo Cão

Clara Silva | Unicaja Baloncesto (Espanha)

Diana Baptista | CDE Francisco Franco

Fatumata Djalo | CP Esgueira

Judite Sampaio | CRCQ Lombos

Lara Varela | CB Queluz

Maria Andorinho | SIMECQ

Maria Fernandes | GD André Resende

Maria Neto | Clube dos Galitos

Matilde Pereira | CRCQ Lombos

Matilde Santos | Carnide Clube

Rita Gomes | SIMECQ

Rita Nazário | SC Figueirense

Rita Rodrigues | GDESSA

Sara Kondaponi | SL Benfica

Sofia Alves | CDE Francisco Franco

Teresa Santos | CD Póvoa

Vitória Dias | BC Limiense

Em declarações à FPB, Mariyana Kostourkova esclareceu quais são os objetivos para esta fase inicial: “Vamos introduzir já algumas noções táticas, sem dúvida. Trabalhámos desde início a questão tática, e seja no final do treino ou mesmo depois de sairmos do campo, fazemos sempre 30 a 40 minutos de trabalho físico. Vamos aproveitar ao máximo o tempo dentro de campo, com o máximo de intensidade, para nos prepararmos física e taticamente”, explicou.


Matosinhos será palco do Challenger europeu de Sub16 femininos

A FIBA voltou a confiar em Portugal e na Federação Portuguesa de Basquetebol para acolher a nova competição criada pela entidade que regula o basquetebol mundial e que promete não deixar de colocar à prova as várias seleções jovens europeias.

Os FIBA Youth European Challengers 2021 surgem em virtude da persistência da pandemia na Europa, com o objetivo de voltarem a existir competições jovens oficiais, mas que aglomerem menos seleções por torneio, evitando desta forma a realização dos vários Campeonatos da Europa previstos para 2021.

Nesse sentido, Portugal foi escolhido para acolher o Challenger do escalão de Sub16 femininos, torneio que se disputará em Matosinhos, de 9 a 14 de agosto. Além da equipa das quinas, o Challenger de Matosinhos contará ainda com a presença da Rússia, República Checa, Polónia, Bélgica e Eslovénia, sendo que as duas primeiras classificadas garantem automaticamente a participação no Mundial de Sub17 femininos de 2020 que se realizará na Hungria.

Manuel Fernandes, presidente da FPB, comentou mais uma atribuição a Portugal, ressalvando que não foi surpreendente esta atribuição da FIBA e que a possibilidade de garantir presença num Mundial revela a importância desta prova: “A escolha da FIBA não foi surpreendente e surge no seguimento do trabalho realizado nos últimos anos nas provas internacionais organizadas pela FPB: “Não foi uma surpresa a FIBA atribuir-nos esta organização porque já íamos organizar o Europeu com as 16 melhores seleções da europa neste escalão, todavia há um aliciante enorme nesta competição. As duas primeiras classificadas deste Challenger garantem apuramento direto para o Campeonato do Mundo de Sub17 femininos de 2022, na Hungria. Não é tarefa fácil face ao valor das equipas, mas é uma possibilidade de atingirmos um objetivo importante. Não se sabe como vão surgir as equipas depois de praticamente dois anos de atividade condicionada, sobretudo nestes escalões jovens”, explicou.

Além do regresso das competições de seleções jovens a nível europeu, o presidente federativo também chamou a atenção para o significado deste evento, que já vai poder contar com publico nas bancadas: “É ótimo para o basquetebol português, para os amantes da modalidade, para as famílias das nossas atletas poderem acompanhar o melhor que existe ao nível europeu. Contamos com o regresso do público que é fundamental para a emoção do jogo, mas que também acaba por favorecer os seus protagonistas”, vincou.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.